|
|
Página Principal : Educação
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Publicidade
O presente resumo se refere a um projeto de pesquisa que vem sendo realizado no âmbito da formação inicial de professores para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental, no curso normal superior do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, tendo como pesquisadores alunos do curso . Trata-se de uma pesquisa na área de ensino de Matemática que tem como objetivos gerais a articulação do ensino superior com a educação básica, o incentivo à prática reflexiva, a vivência da ação docente, a troca de experiências entre alunos e professores, e a discussão das dificuldades do cotidiano escolar. O objetivo específico é disseminar uma postura investigativa e crítica das práticas e concepções teóricas sobre Matemática e seu ensino e aprendizagem. A escolha por pesquisar o ensino e aprendizagem do número foi decorrente de discussões em aula, quando acenávamos para diversos equívocos que cercam este aprendizado, constatados em práticas docentes, propostas pedagógicas e livros didáticos. O projeto envolveu uma fase de discussões teóricas, com fins de estudar o que é o número e a natureza deste conhecimento, visando levantar questões que deveriam fazer parte da investigação. Posteriormente, estudou-se metodologia da pesquisa objetivando a escolha e a construção do instrumento de sondagem a ser usado pelos alunos pesquisadores, na pesquisa junto aos professores. Assim que esta etapa se encerrou, os pesquisadores iniciaram o trabalho de campo, em suas escolas de estágio, e outras que incluíram na pesquisa.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- A Importância Do Enfoque Histórico Cultural Na Elaboração De Aulas De Ciências
- O Processode Auto-formação Dos Alunos Do Curso De Pedagogia
- Pesquisa Em Educação Matemática: Concepções E Perspectivas (cap.12)
- HistÓria De Vida E ExperiÊncias De FormaÇÃo De Professores De QuÍmica
- Histórico Do Currículo De Pedagogia Da Ufrj: A Versão Oficial
- A Gramática Na Aula De Português
- Formação De Professores
|
|
|
| |