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Três idéias sobre o desenvolvimento e consolidação da inteligência
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No Empirismo encontramos uma teoria afirmando que o desenvolvimento intelectual é determinado pelo meio ambiente, pela força exercida sobre o mesmo. É de fora para dentro. Nessa linha o indivíduo não nasce inteligente, são os estímulos externos que desencadeiam reacções, as quais ficam sujeitas à assimilação ou não. O desenvolvimento da inteligência estaria nestes estímulos e não no ser humano. No Racionalismo encontramos uma teoria afirmando que o desenvolvimento intelectual é determinado pelo sujeito e não pelo meio. De dentro para fora. O indivíduo nasce inteligente e de acordo com suas percepções do meio reorganiza suas ideias. A capacidade de cada ser humano determina como ele percebe a realidade e isto independente de estímulos externos. No Construtivismo encontramos uma teoria afirmando que o desenvolvimento intelectual é determinado pela relação do sujeito com o meio. Nessa linha de pensamento o indivíduo não nasce inteligente, entretanto não pode ser considerado como um dependente dos agentes externos. Tendo em vista a sua interacção com o ambiente, dando sequência a factores internos e externos, seja respondendo aos estímulos, analisando, organizando e construindo seu conhecimento através de um processo contínuo de fazer e refazer. Ainda nessa linha, despontam alguns princípios básicos que são: - respeito à produção do aluno; espaço para o aluno testar suas hipóteses e o trabalho em grupo.
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