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Instalação e Desenvolvimento das Faculdades de Educação no Brasil


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Neste trabalho de síntese serão apresentados os principais elementos do relatório da Missão da UNESCO designada para examinar a possibilidade da instalação e desenvolvimento das Faculdades de Educação no Brasil. Os referidos elementos encontram-se dispostos em tópicos temáticos e seqüenciais segundo sua ordem no texto.

1)
Componentes
da Missão Internacional:
?A. Galino, da Universidade de Madrir, J. Lawreys da Universidade de Londres, R. Placke da Universidade de Gand <...>tendo permanecido no Brasil de 15 de agosto a 22 de setembro de 1968 (p. 305)?.
2)
O Apoio da UNESCO:
?A Missão recebeu colaboração da UNESCO e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Brasil (p. 306)?.
3)
A origem tardia do projeto da Faculdade Nacional de Educação: ?
Não foi possível terminar o projeto da Faculdade Nacional de Educação antes da 2ª Guerra Mundial (p. 306)?.
4)
Criação
da Faculdade Nacional de Filosofia: ?
A Faculdade Nacional de Filosofia tinha como objetivo ministrar cursos a pesquisadores em ciências, formar professores para escolas secundárias e normais (p. 306-307)?.
5)
Os Ginásios de Aplicação:
?Em 1946, foram criados ?Ginásios de Aplicação? anexos às Faculdades de Filosofia pela Lei Federal 9053/46, sucedendo em 1948, a criação dos ?Colégios de Aplicação?, também anexos às faculdades (p. 307)?.
6)
Situação
do Ensino Secundário em 1962:
?
As faculdades de filosofia forneciam 20% do pessoal docente <...> 60% dos estabelecimentos são particulares mas uma grande parte deles recebe ajuda financeira do governo (p. 309)?.
7)
A proposta de cooperação interuniversitária: ?
Até o presente não foram introduzidos no Brasil programas de cooperação interuniversitária para formação de professores (p. 309)?.
8)
A proposta de uma pós-graduação para os pedagogos: ?
Há obrigatoriedade de realizarem pesquisas no estrangeiro em instituições especializadas (p. 310)?.
9)
Condições
infra-estruturais requeridas para os institutos de formação de professores: ?
Os institutos não podem funcionar devidamente sem dispor de novas instalações e sem abundante material e equipamento novo (p. 311)?.
10)
Junção ensino-pesquisa no âmbito das faculdades de educação: ?
Urge que os estudantes participem de maneira ativa, tornando-se cada matéria ensinada na universidade matéria para pesquisa (p. 311)?.
11)
Ordem de prioridades para a instalação e desenvolvimento das faculdades de educação: ?
1) Formação inicial dos professores <...> 2) Aperfeiçoamento em serviço dos professores; 3) Organização do ensino destinado aos futuros professores de pedagogia das escolas normais e dos institutos de pedagogia; 4) Expansão dos cursos avançados (de pós-graduação) (p. 312-313)?.
12)
A Formação profissional do pedagogo: ?
Consiste em separar completamente o trabalho científico do trabalho profissional (p. 313)?.
13)
Proposta de um ensino com base em sistema de tutoria:
?O sistema de tutores aumenta consideravelmente a eficácia do ensino <...> basta cada tutor dedicar 4 a 6 horas por semana a suas obrigações especiais de dirigente do grupo (p. 314-315)?.
14)
Conclusões:
?Nas universidades atuais <...> urge concentrar inicialmente os esforços de maneira maciça na tarefa principal que é a formação de professores para colégios, ginásios e escolas normais (p. 335)?.
15)
Os Estudos Avançados:
?Apenas nos centros mais adiantados será possível pensar na instalação de cursos mais avançados neste nível (p. 335)?.
16) Para coordenar os esforços, a Missão sugere: ?1) Exigir que cada faculdade apresente todo semestre relatório ao Conselho Federal de Educação <...>; 2) Estabelecer uma associação de faculdades de educação (p. 336)?.
17) A Faculdade-modelo: ?Uma das proposições agrada especialmente à Missão: organização em um dos estados do Brasil de uma Faculdade de Educação Interuniversitária do Brasil, ou então, Faculdade Nacional de Educação (p. 336)?.


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