|
|
Página Principal : Educação
Instalação e Desenvolvimento das Faculdades de Educação no Brasil
Publicidade
Neste trabalho de síntese serão apresentados os principais elementos do relatório da Missão da UNESCO designada para examinar a possibilidade da instalação e desenvolvimento das Faculdades de Educação no Brasil. Os referidos elementos encontram-se dispostos em tópicos temáticos e seqüenciais segundo sua ordem no texto.
1) Componentes da Missão Internacional: ?A. Galino, da Universidade de Madrir, J. Lawreys da Universidade de Londres, R. Placke da Universidade de Gand <...>tendo permanecido no Brasil de 15 de agosto a 22 de setembro de 1968 (p. 305)?. 2) O Apoio da UNESCO: ?A Missão recebeu colaboração da UNESCO e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Brasil (p. 306)?. 3) A origem tardia do projeto da Faculdade Nacional de Educação: ?Não foi possível terminar o projeto da Faculdade Nacional de Educação antes da 2ª Guerra Mundial (p. 306)?. 4) Criação da Faculdade Nacional de Filosofia: ?A Faculdade Nacional de Filosofia tinha como objetivo ministrar cursos a pesquisadores em ciências, formar professores para escolas secundárias e normais (p. 306-307)?. 5) Os Ginásios de Aplicação: ?Em 1946, foram criados ?Ginásios de Aplicação? anexos às Faculdades de Filosofia pela Lei Federal 9053/46, sucedendo em 1948, a criação dos ?Colégios de Aplicação?, também anexos às faculdades (p. 307)?. 6) Situação do Ensino Secundário em 1962: ?As faculdades de filosofia forneciam 20% do pessoal docente <...> 60% dos estabelecimentos são particulares mas uma grande parte deles recebe ajuda financeira do governo (p. 309)?. 7) A proposta de cooperação interuniversitária: ?Até o presente não foram introduzidos no Brasil programas de cooperação interuniversitária para formação de professores (p. 309)?. 8) A proposta de uma pós-graduação para os pedagogos: ?Há obrigatoriedade de realizarem pesquisas no estrangeiro em instituições especializadas (p. 310)?. 9) Condições infra-estruturais requeridas para os institutos de formação de professores: ?Os institutos não podem funcionar devidamente sem dispor de novas instalações e sem abundante material e equipamento novo (p. 311)?. 10) Junção ensino-pesquisa no âmbito das faculdades de educação: ?Urge que os estudantes participem de maneira ativa, tornando-se cada matéria ensinada na universidade matéria para pesquisa (p. 311)?. 11) Ordem de prioridades para a instalação e desenvolvimento das faculdades de educação: ?1) Formação inicial dos professores <...> 2) Aperfeiçoamento em serviço dos professores; 3) Organização do ensino destinado aos futuros professores de pedagogia das escolas normais e dos institutos de pedagogia; 4) Expansão dos cursos avançados (de pós-graduação) (p. 312-313)?. 12) A Formação profissional do pedagogo: ?Consiste em separar completamente o trabalho científico do trabalho profissional (p. 313)?. 13) Proposta de um ensino com base em sistema de tutoria: ?O sistema de tutores aumenta consideravelmente a eficácia do ensino <...> basta cada tutor dedicar 4 a 6 horas por semana a suas obrigações especiais de dirigente do grupo (p. 314-315)?. 14) Conclusões: ?Nas universidades atuais <...> urge concentrar inicialmente os esforços de maneira maciça na tarefa principal que é a formação de professores para colégios, ginásios e escolas normais (p. 335)?. 15) Os Estudos Avançados: ?Apenas nos centros mais adiantados será possível pensar na instalação de cursos mais avançados neste nível (p. 335)?. 16) Para coordenar os esforços, a Missão sugere: ?1) Exigir que cada faculdade apresente todo semestre relatório ao Conselho Federal de Educação <...>; 2) Estabelecer uma associação de faculdades de educação (p. 336)?. 17) A Faculdade-modelo: ?Uma das proposições agrada especialmente à Missão: organização em um dos estados do Brasil de uma Faculdade de Educação Interuniversitária do Brasil, ou então, Faculdade Nacional de Educação (p. 336)?.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- O Processode Auto-formação Dos Alunos Do Curso De Pedagogia
- Histórico Do Currículo De Pedagogia Da Ufrj: A Versão Oficial
- Formação De Professores
- Anísio Teixeira (personagem Central Na História Da Educação No Brasil)
- O Inep Na Gestão De Lourenço Filho
- O Inep Na Gestão De Anisio Teixeira (2)
- Instituto Superior De EducaÇÃo Do Rio De Janeiro
|
|
|
| |