|
|
Página Principal : Educação
Proposta de mudanças no sistema de ensino brasileiro
Publicidade
Este importante autor defende algumas modificações no sistema educacional brasileiro, algumas muito radicais. Vamos a elas: Educação - Quais modificações o senhor faria no modelo educacional? Carvalho - Se eu fosse organizar um programa de ensino, privilegiaria as artes e a atividade física no ensino inicial, depois iria gradualmente introduzindo elementos de História dramatizados eo estudo das ciências no ambiente da natureza, estimulando ao mesmo tempo o espírito de aventura, a coragem, a iniciativa pessoal e os sentimentos mais elevados. O ensino da língua seria todo feito pela leitura e imitação dos clássicos. Só muito tardiamente se entraria na reflexão gramatical. É claro que essa graduação não seria rígida, mas se adaptaria aos talentos e demandas de cada aluno ? pois o que melhor se aprende é aquilo que se quer aprender. As perguntas e o interesse espontâneo dos alunos devem ser uma indicação preciosa para o professor. Os autores de "programas de ensino" uniformes e padronizados são, para mim, encarnações do Dr. Simão Bacamarte ? o psiquiatra doido d'' O Alienista. Educação - Matthew Liepmann debate-se a favor do ensino da filosofia desde o primeiro grau. O senhor concorda? Carvalho - A filosofia éa reflexão crítica sobre o conhecimento e a cosmovisão. Ela pressupõe conhecimentos extensos, experiência da vida e um certo patrimônio de opiniões formadas que possam se tornar objeto de discussão. Sem isso, a discussão filosófica não tem matéria-prima e se torna puro confronto retórico vazio. Logo, não é atividade para crianças. O ensino da filosofia na escola secundária logo degenera em pura troca de opiniões, quando não em doutrinação ideológica rasteira.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- A Gramática Na Aula De Português
- Educação Escolar, Pedagogia E Didática. In: Didática
- Tutoria Como EspaÇo De InteraÇÃo
- Educação Matemática
- As Características Do Processo De Ensino. In: Didática
- Pedagogia Da EducaÇÃo Seculo Xix
- A Importância Do Enfoque Histórico Cultural Na Elaboração De Aulas De Ciências
|
|
|
| |