Abaixo segue um comentário do filósofia Olavo de Carvalho acerca das noções de Beletrismo e Utilitarimo quando aplicados è Educação Brasileira, destacando também o papel de Paulo Freire neste cenário:
Educação- A educação brasileira parece orientar-se segundo paradigmas contraditórios: o utilitarismo convive com a preocupação em criar novos paradigmas que contradigam o primeiro. Como o senhor analisa isso? Carvalho- Sua colocação é perfeita: as duas ideologias em disputa procuram apenas utilizar, manipular as crianças, para torná-las instrumentos da economia e da política. Uns falam em nome da "eficácia", outros da "mudança". Ninguém está interessado nas crianças. Educação- Nesse aspecto, qual a importância de Paulo Freire no cenário intelectual brasileiro? Carvalho - Paulo Freire éum sujeito oco, o tipo acabado do pseudo-intelectual militante. Sua fama baseia-se inteiramente no lucro político que os comunistas obtêm do seu método. Esse método, aliás, não passa de uma coleção de truques para reduzir a educação à doutrinação sectária. Um dia teremos vergonha de ter dado atenção a essa porcaria.