|
|
Página Principal : Educação
Resiliência
Publicidade
Neste artigo, partimos da idéia de exclusão e inclusão que a sociedade acaba por impor de forma direta e indiretamente nas suas relações, nos mais variados grupos e, de maneira especial, nos grupos adolescentes. Aprofundamos alguns conceitos com base em referenciais teóricos que, não necessariamente falam a mesma linguagem, mas que entendem sim, do comportamento e desenvolvimento do indivíduo adolescente. A psicopedagogia institucional foi convidada olhar a sociedade numa perspectiva resiliente e, a partir dessa ótica, pensar sociopsicopedagogicamente; onde a dificuldade de aprendizagem apresentada pelo sujeito e sua capacidade de superar desafios é visto como parte do processo que pode vir a desenvolver a resiliência. Por último, a experiência de aprendizagem com jovens de classes populares é, em síntese, o relato de uma vivência enriquecedora com o Grupo Trabalho Educativo, onde muito do que me aventurei escrever, partiu dessa experiência: Carinhosamente chamado de Aporte Psicopedagógico.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Dificuldade De Aprendizagem
- Treinamento Experiencial
- Dificuldades De Aprendizagem
- Processo De Aprendizagem
- A Importância Da Cidadania No Universo Da Aprendizagem
- Linguagem, Desenvolvimento E Aprendizagem
- A Psicopedagogia
|
|
|
| |