|
|
Página Principal : Educação
TUTORIA COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO
Publicidade
O advento das mídias eletrônicas, no século XX (rádio, televisão e Internet) permitiu a dinamização da Educação a Distância em Instituições de Ensino e, conseqüentemente, a compressão do tempo e espaço, na área educacional.Hoje, graças aos avanços tecnológicos, já não há necessidade de deslocamentos e o tempo para estudar passou a ser determinado pelo próprio aluno. A educação a distância, com a utilização desses inúmeros recursos didáticos e tecnológicos, dos quais se destaca o computador, está possibilitando o acesso ao ensino de milhões de pessoas, antes excluídas do processo educacional. Enquanto que na educação convencional a responsabilidade de conduzir as atividades é do professor; na EaD os alunos são artífices de seu próprio desenvolvimento, autonomia conquistada por meio de uma relação interativa de troca de saberes. E, nesse contexto, o tutor desponta como peça chave. Cabe a este profissional acompanhar as atividades discentes, motivar a aprendizagem, orientar e proporcionar ao estudante condições de uma aprendizagem autônoma, por meio de um processo de constante interação e mediação. TutoriaQualquer estratégia educacional para atingir seu objetivo deverá levar em conta o gerenciamento do conhecimento de forma crítica, priorizando os conteúdos ?significativos e condizentes com a realidade do aluno ?, as condições estruturais para o ensino e a interação entre professor e aluno. Quer dizer, na modalidade de Educação a Distância, os elementos fundamentais que devem estar em constante interação são sempre: aluno, material didático e professor. Independente da concepção educacional adotada e das ferramentas didáticas em uso (televisão, rádio, internet, correspondência, material impresso), a experiência demonstra que o sistema tutorial é peça chave no desenvolvimento das aulas a distância e indispensável ao sistema de transmissão dos conteúdos e às estratégias pedagógicas. Estas devem ser alvo de reflexão permanente, especialmente nas instituições que se propõem a promover a EaD. A estratégia didática inclui a preocupação com a seleção de métodos, formação de equipe multidisciplinar e disponibilização de infra-estrutura adequada à produção do conhecimento e a efetivação do aprendizado. Além do conteúdo, devem merecer atenção as decisões sobre o suporte de apoio ao aluno, acesso e escolha dos meios de interação. A forma como o tutor e o aluno se comunicam e interagem dependerá do programa e das diretrizes didáticas e educacionais a serem usados
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Educação à Distância: Oportunidade Ou Ameaça?
- Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica Na Construção Do Conhecimento
- Os Princípios Básicos Do Ensino. In: Didática
- Educação: A Distância Ou Presencial
- A Importancia Do Planejamento Estrategico No Trabalho Do Professor
- Ensino-aprendizagem Segundo Celestin Freinet
- Processos De Avaliação
|
|
|
| |