|
|
Página Principal : Educação
AVALIAÇÃO
Publicidade
AVALIAÇÃO
Não é raro deparar-se com abordagens sobre a avaliação escolar que caem numa análise maniqueísta do problema. A avaliação qualitativa, que tem sido objeto de tanta discussão, seja em seu conceito quanto em sua aplicabilidade. na maioria das vez s, é apresentada como uma anteposição da avaliação quantitativa. Esta passa a ser rotulada como tradicional, tecnicista e autoritária em contraposição a unia postura progressista da avaliação qualitativa<1>. Da mesma forma, a questão técnica da avaliação, o ?corno fazer?, é apresentada, muitas vezes. de modo a se criar uma representação antagônica à questão política, que envolve o ?para quê? e ?o quê? fazer. Estes pólos, à primeira vista contrários, em realidade são faces de um mesmo problema que. se quisermos compreender, deve ser analisado em sua totalidade e em suas contradições. A verdade caminha no sentido não da eliminação, mas da incorporação de cada aspecto pelo todo, possibilitando uma análise mais concreta e dinâmica: uma análise dialética. Esta posição nos traz indicações seguras de que avaliação quantitativa e avaliação qualitativa não se contrapõem. mas se completam da mesma forma que o cumprimento do papel político desejável à avaliação não se Concretiza sem que o processo avaliativo tenha qualidade técnica. A própria concepção de avaliação traz embutidas estas respostas. Com pouca variação entre os deferentes autores - tecnicistas ou não - o conceito mais comum é de que a avaliação é um processo que utiliza informações para formular juízos de valor, diante dos quais se tomam decisões. A avaliação, apresentada como processo, antevê um controle de qualidade, que supõe tanto confiabilidade nos dados obtidos e conseqüentemente, no instrumento usado ? quanto análise, interpretação, e criação de situações de intervenção como forma de garantir essa qualidade. A utilização de informações tem como antecedente a obtenção dessas informações. pela aplicação de instrumentos de medida.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Avaliação. In: Planejamento, Execução E Avaliação No Ensino
- Tipos De Avaliação E Tipos De Pesquisa
- Processos De Avaliação
- A Avaliação Educacional
- Arte E Avaliação.
- Avaliação De Desempenho
- Avaliando A Qualidade De Vida De Pessoas Idosas Utilizando ParÂmetros Subjetivos
|
|
|
| |