|
|
Página Principal : Educação
resenha critiva do filme dança comigo
Publicidade
Renato Cesar de Oliveira Moreira Resenha critica do Filme: Vêm Dançar Comigo. O filme retrata o cotidiano de uma escola em um subúrbio Norte Americano que é permeado pela violência urbana, os alunos são retratados como moradores da periferia, rejeitados sociais que convivem com uma realidade social opressora. Os jovens enfrentam a desagregação familiar pela falta de esperança que os força a viver cercados pela violência e pela miséria Vemos uma Diretora rígida com uma postura tradicional de educação pelo cumprimento de regras e mantém o regime escolar em um formato disciplinar com padrão militar, com uso de táticas pedagógicas da caserna, dando ordens e criando castas onde classificava os alunos pelo seu comportamento, ou seja, separando os indisciplinados, através da manutenção de uma área de exclusão, um verdadeiro gueto escolar.. Esta Diretora, assim como os demais professores, não estavam preocupados em estimular a busca pelo conhecimento, que é a tarefa do professor, mas somente transmitir conteúdos das matérias deixando a educação em seu sentido amplo, em segundo plano não havia naquele ambiente escolar o atendimento ao objetivo de qualquer escola que deve, através da educação, propiciar o desenvolvimento individual do aluno. O objetivo do filme é demonstrar, de forma poética, que no meio social que abriga indivíduos pertencentes as classes socialmente excluídas (em função da miséria, da falta de oportunidade, etc), existe um incentivo velado que sinaliza ao jovem que a ele é permitido se fazer tudo. Portanto, nos EUA como no Brasil ou em qualquer lugar onde haja a prática da exclusão social. O jovem é conduzido a praticas culturais de desleixo com seu futuro e de violência atarvés da criação de gangs de jovens que lutam entre si pela posse de pontos na cidade, no bairro, no corredor da escola. Enfim é uma busca pela identidade e pelo poder, pois a cultura da propriedade é a tônica do capitalismo. O Professor de dança, personagem do ator Antônio Bandeiras, tenta ajudar aos jovens que eram considerados, pelos professores da escola, como delinqüentes sem recuperação, a adquirir um objetivo de futuro através da dança, tentado mostrar que a vida é um conjunto de problemas, mas também o filme mostra que as dificuldades dos jovens não estão restritas ao ambiente da pobreza, e este simbolismo é inserido no enredo através da jovem rica que tem dificuldades de aprender a dançar, mesmo com todo o investimento de seus pais, que são ricos, para facilitar a obtenção do objetivo. Portanto, o filme tenta mostrar através dão ensino da dança (que representa os conteúdos ministrados aos alunos), que todos temos de superar barreiras, e que o aluno através de perseverança pode ultrapassar os seus limites e vencer as dificuldades impostas pela realidade do cotidiano dentro e fora da escola. No filme a técnica utilizada pelo professor de dança, em seu projeto pedagógico, era radicalmente posta ao tradicional modelo de ensinoaprendizagem da escola representada no filme. Ele procura interagir com os alunos e através do enfrentamento positivo da realidade e a todo instante discute o processo enquanto ensina. E assim o professor traz o aluno para dentro do conhecimento como parte atuante, ou seja, não existe aquela prática de bombardear o aluno com informação (conteúdo) como se o aluno fosse um mero receptor e nada mais, mas pelo contrário, o professor transforma o ato de educar em uma via de mão dupla onde o mestre também é aluno.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Dificuldades De Aprendizagem
- Leitura: Paradigmas De Uma Boa Alfabetização
- A Importancia Do Planejamento Estrategico No Trabalho Do Professor
- A Relação Professor-aluno
- Tendência Crítico-social Dos Conteúdos
- O Caminho é A Inclusão Nas Escolas
- A Educação E O Respeito à Diversidade Para Com Os Professores, Alunos
|
|
|
| |