|
|
Página Principal : Educação
Condições para Aprender
Publicidade
Título do Livro: Condições para Aprender. Autores: Elcie F. Salzano Masini e Elena Etsuko Shirahige A obra é fruto das produções dos Ciclos de Estudos de vários autores oriundos do curso de pós-graduação (latu senso) em Psicopedagogia da Universidade Mackenzie. Após debates e reflexões sobre conhecimentos e recursos referentes ao processo de aprendizagem e suas dificuldades. Foram realizadas mesas redondas em 3 CICLOS: Ciclo I ? O Ato de aprender; Ciclo II ? A Ação psicopedagógica; Ciclo III ? Condições para aprender. O resultado foi uma obra constituída de 5 PARTES. A primeira relata artigos baseados no tema: ?Experiências que propiciam o aprender ? Dialogando em sua mesa?. São artigos assim enumerados: ?Uma experiência comunitária de arte-educação propiciando a aprender? de Lígia Pimenta; ?A arte ? educação: sua repercussão no aprender? de Elena Etsuko Shirahige; ?Falando sobre arte, escola e aprendizagem? de Ingrid Hotte Ambrogi; ?Família, arte ? educação e aprendizagem? de Maria Célia Rabello Malta Campos. Ainda foram publicadas as sínteses dos debates dos grupos nomeados por cores constituídos de 9 membros com um coordenador. Na segunda parte aparecem os depoimentos conduzidos por três artigos que sintetizam: ?Transformando profissionais de outras áreas em psicopedagogos? de Maria Cecília Costa Gasparian; ?Construindo referenciais... Reconstruindo-se como educador? de Sônia Maria Solomon; ?Formação e atuação em Psicopedagogia? de Anna Helena Altenfelder. Na terceira parte os autores apresentam os recursos de Intervenção psicopedagógica com mais três artigos: ?Em busca da especificidade da especificidade da ação psicopedagógica? de Marisa Irene Siqueira Castanho; ?O aprender na transição, mediado pelo pensamento imaginário ? metafórico ? ecossistêmico? de Eloísa Quadros Fagali; ?As intervenções psicopedagógicas na formação de professores? de Ecleide Cunico Furlanetto. Na quarta parte apresenta as oficinas com 11 artigos voltados a questão das competências do aluno, do aprender e das habilidades motoras. ?A alquimia da arte no desenvolvimento de competências? de Cristiana Dias Allessandrini; ?Aprender por meio de recursos psicopedagógicos? de Elena Etsuko Shirahige e Terezinha Tomé Baptista; ?Aprendizagem de habilidades motoras? de Salete Momjian; ?A tarefa e o sujeito da Psicopedagogia? de Ariane Zanelli; ?Critérios na avaliação de um software educacional? de Daniela Fonseca; ?Informática e aprendizagem? de Cristiane Scattone; ?Integridade no aprender? de Antônia Angela Gonçalves da Silva Hiluey; ?O corpo como instrumento na educação? de Beatriz Wallerstein e Branca Paperetti; ?O desenho e o sujeito: seus dizeres fúlgidos? de Ingrid Hötte Ambrogi; ?Poesia: o mistério, a palavra, a criação? de Geni A. Santos; ?Vivências na área da deficiência visual? de Thaís Regina Fernandes Solér.
Na quinta parte apresenta pôsteres com 9 artigos voltados a questão do aluno deficiente visual, com paralisia cerebral. Assim sintetizamos esta obra que é ?um intercâmbio de vários olhares sobre as condições para aprender, este livro revela a interdiciplinaridade da Psicopedagogia. Focalizando o conhecimento como expressão de uma compreensão individual e cultural enfatiza o entrelaçamento dos significados do saber cotidiano e do saber acadêmico. Convida a refletir sobre uma experiência comunitária de arte/educação denominada OS MENINOS DO MORUMBI. Enraizada em seres humanos que vivenciaram essa experiência educacional, evidencia que as possibilidades humanas desabrocham e o aprender ocorre, quando são propiciadas relações, recursos e ambientes apropriados. Apresenta estudos e práticas que podem habilitar o psicopedagogo a concretizar, também o que essa experiência educacional mostrou ser possível realizar?. Referência Bibliográfica: MASINI, Elsie F. Salzano e SHIRAHIGE, Elena Etsuko. Condições para Aprender.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Aprenda Efetivamente Entendendo Seu Método De Aprendizagem
- Educação Inclusiva No Brasil
- Dificuldades De Aprendizagem
- Aristóteles E A Arte Da Aprendizagem
- Processo De Aprendizagem
- Aspectos Relevantes Da Pedagogia Deweyana
- Aprender A Aprender
|
|
|
| |