PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Tradicional ou moderno você decide


Publicidade



Tradicional ou Moderno Você decide
As escolas com relação a sua metodologia de trabalho, em muitas das vezes não conseguem ser claras com os pais a respeito de seus métodos de trabalho, este artigo tem a intenção de esclarecer as diferenças existentes entre as linhas pedagógicas.
Em uma escola que adota como padrão o método Tradicional, os professores costumam ser mais experientes, os modelos pedagógicos são mais consolidados, porém, as inovações costumam demorar para se enquadrar neste perfil.
As escolas Modernas, costumam ter profissionais mais motivados, adotam métodos modernos, e seu quadro docente faz o debate e esta aberto a crítica dos métodos pedagógicos.
O que revela a linha que segue a equipe é o trabalho diário, algumas escolas se dizem modernas, porém seus métodos não seguem este padrão.
Algumas das principais linhas seguidas pelas escolas infantis de ensino fundamental são:
Tradicional ? é centrada na figura do professor, o aluno é um elemento passivo, o conteúdo é privilegiado pela proposta de ensino, a avaliação mede a capacidade de memorização dos alunos seu instrumento é a repetição por meio de exercícios, tende a preparar a aluno para o vestibular; difundiu-se no séc. 18, com o Iluminismo, seu objetivo inicial era universalizar o acesso ao conhecimento, foi ultrapassada nas décadas de 60 e 70, por não permitir uma análise critica, porém ainda é comum nas escolas, as instituições que assim trabalham defendem que o aluno só é capaz de tornar-se critico de posse do conhecimento, esta linha tende a valorizar a disciplina.
Construtivista ? Nasceu a partir das idéias de Jean Piaget, no Brasil esta teoria teve sua chegada na década de 70, sendo introduzida em escolas experimentais ou alternativas, hoje conta com muitos adeptos.
Esta proposta prioriza a aprendizagem do aluno como construção do conhecimento a partir da relação com a realidade. O ponto de partida são os conhecimentos vivenciados pelas crianças mesmo antes de chegar a escola, o professor coordena as atividades, observa como cada aluno esta se desenvolvendo e propõe situações de aprendizagem significativas, o processo pelo qual o aluno chega até o conhecimento é valorizado e não o conhecimento em si. Em pratica o construtivismo vem proporcionando uma aprendizagem que proporciona aos sujeitos mais criticidade, sua disciplina é construída com base na reflexão e auto-avaliação.
Montessoriana ? A partir da primeira guerra mundial a teoria cientifica do desenvolvimento infantil criada por Maria Montessori, ganhou força, prevê que o incentivo a criança de desenvolver o senso de responsabilidade pelo próprio ensino e a aprendizagem devem ser processos ativos, onde o aluno consciente de sua responsabilidade adquire mais confiança. Nesta concepção idéia central são as atividades motoras e sensoriais, propõe a aproximação do aluno com a arte, a música e a ciência, o professor é o guia para a remoção de obstáculos referentes a aprendizagem, ele localiza e trabalhas as dificuldades das crianças. As inovações propostas pela educadora até hoje estão presentes em nossas escolas sem que as mesmas sigam esta linha, podem ser observadas no agrupamento dos alunos em círculos ou no uso de blocos lógicos para o aprendizado de matemática. Waldorf ? Baseia-se nos ensinamentos do alemão Rudolf Steiner, filósofo, sua proposta é baseada no movimento da criança, na atividade motora, não concorda com a alfabetização antes dos 7 anos e com o uso da televisão. São trabalhados em conjunto três aspectos da criança: o físico o individual e o social; os alunos são agrupados de acordo por sua faixa etária, para que suas necessidades de acordo com a idade sejam trabalhadas, segundo o filósofo o desenvolvimento ocorre em ciclos de 7 anos o professor guia a mesma turma durante este processo, Steiner defende a relação com a família de forma intensa, nega a repetência, os brinquedos são criados pelas próprias crianças.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica Na Construção Do Conhecimento
- Dificuldades De Aprendizagem
- O Construtivismo Na Prática De Professores De Ciências: Realidade Ou Utopia?
- Tutoria Como EspaÇo De InteraÇÃo
- Ensino-aprendizagem Segundo Celestin Freinet
- Os Princípios Básicos Do Ensino. In: Didática
- Leitura: Paradigmas De Uma Boa Alfabetização


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online