|
|
Página Principal : Educação
Aprendizagem e Resolução de Problemas
Publicidade
As diferentes dimensões ilustram os inumeros fatores envolvidos no fracasso escolar, evidentemente a analise não é o de esgotar a compreensão dos fatores, mas de por em evidência os programas de formação docente. Centrada no eixo metodologico, grande parte dos cursos de formação peca na abordagem excessivamente instrumental do ensino reducionista incapaz de vislumbrar a amplitude do fenômeno educativo, ineficaz porque despreparada para lidar com as diferenças, superficiais porque inibe a mudança de mentalidade na educação e antidemocrática porque perpetua praticas elitistas e etnocentricas. Evidentemente não se trata de suprimir as disciplinas voltadas para a pratica do ensino, mas de equilibra-las pela profunda compreensão da ação escolar em face da realidade em que vivemos. O compromisso da escola hoje impõe como que Hargreaves (2001), a revisão de referenciais do aluno, de escola e de mundo em transição, uma meta sem a qual não se pode pensar a qualidade do projeto pedagógico nem a competência para ensinar, uma meta sem a qual não podemos acreditar no sonho de democratização.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Perspectivas Para Reflexão Em Torno Do Projeto Político-pedagógico. In: Escola: Espaço Do Projeto Po
- A Educação E O Respeito à Diversidade Para Com Os Professores, Alunos
- Parametros Curriculares Nacionais
- Parametros Curriculares Nacionais
- Parametros Curriculares Nacionais
- Instituto Superior De EducaÇÃo Do Rio De Janeiro
- A Necessidade Do Especialista De EducaÇÃo FÍsica No Ensino Fundamental
|
|
|
| |