|
|
Página Principal : Educação
A Educação e a Actividade Lúdica
Publicidade
O Ser Humano possui uma dimensão que transforma radicalmente a vida biológica em algo de qualitativamente diferente é a DIMENSÃO SIMBÓLICA. O homem age em função dos significados que imprime à realidade e age segundo a dignificação que a sua linguagem permite. A linguagem é um fenómeno essencialmente social, produto das comunidades humanas. Somos educados através de um código linguistico de acordo com o grupo cultural em que estamos inseridos. Se a simbologia dos códigos linguisticos pode pela formalização e racionalidade dificultar a comunicação, as linguagens expressivas através das quais se transmitem sensações, emoções e sentimentos, têm significado universal e ultrapassam as diferenças, ensinando o que há de comum e ajudando a compreender e respeitar o que é diferente. A Arte o Jogo e a Cultura são manifestações naturais do homem, definem a sua essencialidade significante e podem exprimir as capacidades criadoras potencialmente existentes em cada individuo, em cada comunidade, em cada povo, qualquer que seja a fase ou o nível de desenvolvimento em que se encontra. Essas manifestações permitem uma visão global e integrada do individuo, dos grupos e das épocas, elas projectam o espírito de cada momento histórico vivido pelo individuo ou pela sociedade em que ele está inserido Vivemos numa época em que se concretizam e aperfeiçoam os sistemas de comunicação, se intensificam as especializações as linguagens cientificas e técnicas impenetráveis para a maioria dos homens. Em que o predomínio da racionalidade da tecnologia, o ritmo de desenvolvimento económico e industrial, rasgam cada vez mais o tecido social provocando maiores diferenças de código e daí mais dificuldades de comunicação. Onde a escola se transformou num desses factores de intervenção perigosa para grande parte da humanidade pois determina a incapacidade, condiciona o risco e o fracasso e provoca a marginalização de muitos individuos. Ora, Educação visa a formação integral do Homem, na sua realidade biológica, psicológica e social e tem de estar atenta aos pressupostos e às caracteristicas e necessidades culturais de cada grupo. As linguagens expressivas, em que se incluem a actividade lúdica e a expressão artística, facilitam a comunicação, favorecem a aprendizagem (da vida) desenvolvem a criatividade e capacidade crítica, preparando adultos e crianças para uma melhor adaptação, pois à medida que exercem uma acção estruturante quanto ao conhecimento, vão libertando energias e permitindo formas dinâmicas de participação.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Cultura: Um Conceito AntropolÓgico
- Socialização E Seus Tipos
- "o Verbal E O NÃo Verbal"
- Homem Como Ser Social
- A Educação E O Respeito à Diversidade Para Com Os Professores, Alunos
- A Comunicação E A Sociedade
- A Comunicação - Introdução (parte 2)
|
|
|
| |