|
|
Página Principal : Educação
?Português ? uma proposta para letramento? de Magda Soares
Publicidade
Análise do livro didático: ?Português ? uma proposta para letramento? de Magda Soares O livro ?Português: uma proposta para o letramento? da autora Magda Soares editado pela Editora Moderna, que faz parte de uma coleção de quatro volumes, para alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino fundamental, são exemplares ilustrados, coloridos, bastante enxerto de recortes de revistas e jornais, ainda com sumário, charges, textos jornalísticos, fotografias, gráficos. A formatação é apelativa, de modo que atraí o estudante aos tópicos de cada unidade (textos, atividades sugeridas). A linguagem é mediacional contribuindo assim, para uma nova abordagem com seus estudantes, pois a autora conversa com o leitor sem os imperativos. Aproximando mais o material da realidade dos jovens. A autora trabalha em seus exemplares os diferentes gêneros discursivos, sem dividi-los. Colocando assim em uma suposta harmonia que acaba contribuindo para que o estudante perceba que todos estão em constante interação no meio de nossa comunicação. A autora ainda utiliza de temas relevantes para a reflexão dos alunos, nos volumes são apresentados de acordo com faixa etária e a série a que se destina o volume. Temas esse que explorados acabam fortalecendo a caminhada por um comportamento intertextual dos alunos diante dos conteúdos com a nossa atualidade. Ao observar o livro de 6ª série, parte integrante da coleção, que apresenta um sumário com 4 unidades distintas, cada unidade trata de um tema especifico, que ainda a partir do tema proposto, é tratado propostas de composição textual. Adolescência, comportamento, cultura, efeito da publicidade. Os gêneros literários e não literários estão dispostos sem uma separação aparente, a linguagem é diferente dos outros exemplares é pouco mediacional, porém o livro está construído encima dos passos seguidos pela coleção. Nesse exemplar encontre-se a preocupação com a reflexão epilinguística, ou seja, leva o estudante a pensar sobre o uso da linguagem no cotidiano. Partindo de uma descrição geral para um enfoque especifico do capitulo 4 do mesmo exemplar de 6ª série. Magda Soares inicia uma preparação para a leitura com o gênero literário crônica, um outdoor, em que o tema da unidade tem como objetivos gerais levar o aluno a refletir a cerca do efeito das diversas publicidades sobre a opinião dos jovens. Assim mais adiante apresenta a interpretação contextualizada com os estudos da linguagem, fazendo assim uma ponte entre o raciocínio epilinguístico de nossa língua falada e escrita. Ainda nessa unidade a autora utiliza outro gênero literário: A fabula. Com esse recurso do gênero Magda Soares propõe uma interpretação oral e uma produção de textos com o tema da fabula, trabalhando junto com os alunos o vocabulário como atividade em grupo. No mesmo capitulo, expõem-se outros gêneros literários como a entrevista e o texto argumentativo que partem de um objetivo de contextualizar as diferentes formas de interpretações orais. O capitulo encerra com a proposta de produção textual indicando a redação de gêneros trabalhados no capitulo. Portanto, a partir dessa analise da coleção para ensino fundamental da autora Magda Soares constata-se que é inovadora sua proposta, por trazer uma nova abordagem para a sala de aula em que mais do que apenas está em contato com regras gramaticais e meros passos para produção textual, os alunos percebem melhor as funções da língua sua interação em nossas vidas. Com a abordagem sociolingüística interacional os alunos podem sentir mais pertos do que vêem nos livros no seu cotidiano podendo, de forma mais racional e confiante, aplicar em sua formação como cidadãos e profissionais do futuro.Escreva o seu resumo aqui.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Gêneros Textuais
- A Gramática Na Aula De Português
- Alfabetização E Letramento: Divergências Conceituais
- ?do Professor Suposto Pelo Pcn?s Ao Professor Real De Língua Portuguesa: São Os Pcn?s Praticáveis??
- Apresentação Do Livro: Da Fala Para A Escrita
- O Livro DidÁtico No Ensino De HistÓria Do Brasil No Ensino Fundamental
- Parâmetros Curriculares Nacionais-lÍngua Portuguesa-
|
|
|
| |