|
|
Página Principal : Educação
Educaçação
Publicidade
1-O primeiro passo para entendermos o que é pedagogia inclui uma revisão terminológica. Precisamos localizar o termo ?pedagogia?, e ver o que cai sobre sua delimitação e o que escapa de sua alçada. Para tal, a melhor maneira de agir é comparar o termo ?pedagogia? com outros três termos que, em geral, são tomados ? erradamente ? como seus sinônimos: ?filosofia da educação?, ?didática? e ?educação?.
O termo ?educação?, ou seja, a palavra que usamos para fazer referência ao ?ato educativo?, nada mais designa do que a prática social que identificamos como uma situação temporal e espacial determinada na qual ocorre a relação ensino-aprendizagem, formal ou informal. A relação ensino-aprendizagem é guiada, sempre, por alguma teoria, mas nem sempre tal teoria pode ser explicitada em todo o seu conjunto e detalhes pelos que participam de tal relação ? o professor e o estudante, o educador e o educando ? da mesma forma que poderia fazer um terceiro elemento, o observador, então munido de uma ou mais teorias a respeito das teorias educacionais. A educação, uma vez que é a prática social da relação ensino-aprendizagem no tempo e no espaço, acaba em um ato e nunca mais se repete. Nem mesmo os mesmos participantes podem repeti-la. Nem podem gravá-la. Nem na memória nem por meio de máquinas. É um fenômeno intersubjetivo de comunicação que se encerra em seu desdobrar. No caso, se falamos de um encontro entre o professor e o estudante, falamos de um fenômeno educacional ? que é único. Quando ocorrer outro encontro do mesmo tipo, ele nunca será o mesmo e, enfim, só superficialmente será similar ao anterior.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- O Mérito Da Pedagogia Deweyana
- A Pedagogia E O Método De Projetos
- Leitura: Paradigmas De Uma Boa Alfabetização
- Aspectos Relevantes Da Pedagogia Deweyana
- Tutoria Como EspaÇo De InteraÇÃo
- Educação Especial
- Didática: Educação, Instrução E Ensino
|
|
|
| |