|
|
Página Principal : Sociologia
A produção social da identidade e da diferença
Publicidade
?A produção social da identidade e da diferença?, de Tomaz Tadeu Silva, é um dos três ensaios do livro Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. A obra como um todo trata da questão da identidade e da diferença ? ponto central da teoria social e da prática política contemporânea.
Tomaz Tadeu da Silva dá ênfase à importância do processo de produção discursiva e social da diferença. Segundo seu argumento, a questão da diferença e da identidade não pode ser reduzida a uma questão de respeito e tolerância para com a diversidade. A diferença e a identidade não estão de modo simples tomadas como naturais. Elas são construções culturais e sociais e como tal devem ser ? mais do que celebradas ? questionadas e problematizadas.
O próprio autor, entre as páginas 96 e 97, oferece como que um resumo ou síntese dos conceitos de identidade e diferença. Em primeiro lugar, a identidade não é uma essência; não é um dado ou um fato ? nem da natureza, nem da cultura. A identidade não é fixa, estável, coerente, unificada ou permanente. Também não há uma homogeneidade da identidade. Desse modo, ela não é definitiva, acabada, idêntica, nem transcendental. De qualquer forma, é possível asseverar que a identidade é uma produção, um efeito, um processo de construção, um elemento relacional e uma performance. O autor também destaca a instabilidade, a fragmentação, a inconsistência, as contradições e o aspecto inacabado da identidade, que está, portanto, ligada a estruturas discursivas e narrativas, bem como a sistemas de representação e de poder.
Referência: SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-102.
Veja mais em: Sociologia
Artigos Relacionados
- Identidade E Autonomia
- As Identidades
- Fim Das Coerções De Identidade.in:adeus Ao Corpo:antropol. E Sociedade
- Filosofia De Thomas Nagel
- Curriculo Escolar
- Racismo De Longa Duração
- Afrocidadanização
|
|
|
| |