|
|
Página Principal : Sociologia
As Regras do Método Sociológico
Publicidade
Em As Regras do Método Sociológico, Émile Durkheim propõe os métodos sociológicos e suas regras mais importantes para o estudo dos fenômenos sociais. Também estabeleceu os objetivos e objetos da sociologia. Para Durkheim, os fatos sociais precisam ser lidados como coisas, o que gerou polêmica em seu tempo. Existe, portanto, uma ruptura entre a psicologia e a sociologia assim como há entre a biologia e as ciências físico-químicas. O ser coletivo tem uma natureza sui generis e a consciência coletiva é distinta da consciência individual.
Para Durkheim, o sujeito, isoladamente, não deve ser tomado como ideal para a análise da Sociologia. O que interessa ao viés de Durkheim é o foco no indivíduo em um contexto de realidade de convívio social de forma objetiva que, para caracterizar o ser grupal e em coletividade.
Desse modo, a formação do indivíduo pelos padrões predeterminados e exteriores a si englobam aspectos psicológicos e morais, bem como práticas habituais e comportamentais que está aí, na totalidade cultural do indivíduo.
Portanto, pela perspectiva durkheimiana, o fato social é um fenômeno que se dá coletivamente e pressupõe a aceitação da maioria. As Regras do Método Sociológico é uma obra antológica, de muito proveito para os que se interessam em compreender os estudos sociais, e, consequentemente, a sociedade em que vivem.
Veja mais em: Sociologia
Artigos Relacionados
- As Regras Do MÉtodo SociolÓgico
- Função Da Punição Segundo Durkheim
- Sociologia E Direito Em Emile Durkheim
- Emile Durkheim ? O Criador Da Sociologia Da Educação
- Émile Durkheim O Criador Da Sociologia Da Educação
- O Conhecimento Do Quotdidiano
- Direito Repressivo Segundo Durkheim
|
|
|
| |