|
|
Página Principal : Sociologia
A ÉTICA
Publicidade
A palavra ética, vem do grego éthos, que significa costume, moral. Com o decorrer do tempo, essas três palavras passaram a ter significados próprios. Costume ficou sendo os atos conscientes ou inconscientes, habitualmente praticados. Moral ficou sendo os atos certos e bons conscientemente praticados. E, Ética ficou sendo o estudo dos atos morais. A Ética é a ciência que estuda os atos morais do homem para orientá-lo em sua ação. Vê-se daí, que a Ética tem duas preocupações: estudar para conhecer; e, estudar para aplicar. Por isso, ela é uma ciência especulativa, quando estuda os atos morais para apenas conhecê-los. E, é, uma ciência normativa, quando organiza esses atos, com vistas à sua aplicação. Os conceitos normativos da Ética são oferecidos aos homens, como princípios de vida, como regras de conduta ou como leis morais, que devem ser obedecidas. O homem moral é aquele que aceita as normas éticas como um dever a ser cumprido. Por isso, a Ética é conhecida, também, como "a ciência do dever". Como ciência especulativa, a Ética se subordina à Filosofia, pois esta é a ciência que busca a verdade total, a realidade última das coisas. E, como ciência normativa, ela se subordina à Psicologia, quando estuda os atos morais do indivíduo, e à Sociologia, quando estuda os atos morais do indivíduo no grupo ou na sociedade. Por isso, conquanto possuidora de um só objetivo (a moralidade dos atos humanos), a Ética tem dois meios de expressão: o indivíduo (a pessoa isolada) e a sociedade (a pessoa no grupo), resultando daí, a Ética Individual e a Ética Social. A Ética Individual cuida dos deveres do homem para consigo mesmo. A Ética Social cuida dos deveres do homem para com o seu próximo.
ÉTICA INDIVIDUAL
A Ética Individual cuida dos deveres do homem para consigo mesmo, como já foi dito. Há dois deveres do indivíduo para consigo: o dever de conservação e o dever de reprodução. O dever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades físicas: comer, beber, dormir, repousar e exercitar; saúde: higiene, profilaxia e tratamento; preservar a sua vida: evitando vícios, acidentes, suicídio e assassinato; prover-se de recursos financeiros: trabalho (alimentação, habitação, vestuário). O dever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades psíquicas: afirmação pessoal e social, realização humana ( familiar, profissional, social ) , recreação. O dever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades recreativas: lazer, diversão, sociabilidade. O dever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades culturais: instrução e meios de expressão. O dever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades espirituais: fé, religião, culto, etc. O dever de reprodução leva o homem a cuidar de sua sexualidade : natureza ( ereção, frequência e fertilidade ) , sanidade , casamento , procriação .
ÉTICA SOCIAL
O homem é um ser gregário, que realiza contato com outros de sua espécie . A necessidade de sobrevivência leva o homem a viver em grupo, surgindo daí a sociedade. Sociedade é um grupo de pessoas que convivem numa relação de direitos e deveres , em razão de origem, de interesses ou de ideais comuns. A vida em sociedade produz direitos ( limitação da liberdade ) e deveres( ampliação da responsabilidade ) . A sociedade limita a liberdade do indivíduo porque a liberdade de um tem que se ajustar à liberdade dos outros. A sociedade amplia a responsabilidade porque o cuidado que o indivíduo tinha que ter sobre si , agora se estende sobre os demais membros do grupo. O conjunto de atos morais , encontrados numa sociedade , chama-se moralidade . A falta de moralidade enfraquece a sociedade e a leva à destruição. A Ética Social estuda os atos morais dos indivíduos na sociedade , visando orientá-los , para preservar a sociedade e ajudá-la a se desenvolver .
Veja mais em: Sociologia
Artigos Relacionados
- Ética E Moral
- O Conceito De Deontologia
- Ética E Sociedade
- Dever Jurídico
- A Política
- Conversando Sobre ética E Sociedade - Versão 3
- Conceptos Fundamentales De Etica Teologica
|
|
|
| |