Em 11 de junho de 1963, o presidente dos EUA fez um apelo ao povo americano para que examinassem sua consciência na crise racial que transtornava a nação. Suas palavras foram essas:
- Esta nação foi fundada por homens de muitas nações e de diversos antecedentes. Foi fundada no princípio de que todos os homens são criados iguais e que os direitos de todos os homens são diminuídos quando os direitos de um só homem são ameaçados. Deveria ser possível, portanto, a estudantes americanos de qualquer cor, freqüentar qualquer instituição pública de sua escolha, sem terem que ser escoltados por tropas.
O discurso do presidente dirigido á nação foi preparado por sua solicitação no congresso de uma legislação extensiva de direitos civis, em 19 de junho de 1963. Tal legislação encontrou forte oposição porque as raízes do conflito racial são profundas e não podem ser facilmente removidas. É obvio que, a América enfrenta uma crise em que a posição moral de cada indivíduo está sendo severamente provada.