PUBLICIDADE

Página Principal : Sociologia


Violência Contra a Mulher


Publicidade




É repugnante falar de um tema como esse, mas, infelizmente o presenciamos todos os dias nas mídias: televisiva, radiofônica e escrita. Quem de nós, já não teve uma parenta; uma irmã ou uma vizinha envolvida nesse tipo de situação?

Perante tão delicado assunto, os professores da Universidade São Marcos, resolveram proferir uma palestra com o título: " Violência Contra a Mulher". A mesma ocorreu em 10.11.2000.

O que seria agressão contra a mulher? Só lesão corporal? Não! Existem outros meios de coagir: pequenas ofensas verbais e morais. Algumas vêzes, os danos superam até mesmo a dor física.

O homem, nos lares, ainda, se acha o "rei'. E, ele, se aproveita desse falso título imposto por um arraigado preconceito da sociedade para ditar regras, mandar, dominar, espancar e estuprar.

Os finais de semana, são os dias preferidos para o seu deleite: vai para o botequim, 'enche a cara de cachaça', volta para casa e se sentindo o todo poderoso, muitíssimas vêzes extrapola e comete atrocidades contra os membros da sua família, em especial, a sua companheira.

Na segunda-feira, dia de fazer a queixa na Delegacia da Mulher. Fazer exame de corpo delito, no IML, quiçá, uma autópsia no mesmo instituto. E, se nenhuma medida contra o agressor for tomada, na semana seguinte, com certeza, o ciclo se repetirá.

E, se a mulher, cansada de tantos espancamentos e humilhações, investe contra o seu agressor, levando-o à morte? A justiça será complacente com a mesma?

Temos o dever de acabar com a violência contra a criança/mulher; a adolescente/mulher; a jovem/mulher; a pobre mulher; a rica/mulher.

A agressão, não escolhe raça, idade e classe social. Pobres ou ricas, todas, acabam niveladas pela dor e o aviltamento.

Devemos cobrar do Estado, as providências para a solução do problema de agressão contra a mulher. Não podemos nos omitirmos e calarmos.

Devemos agir. Falar e gritar. Afinal, não podemos permitir que a mulher continue vivendo "entre tapas e beijos".



Veja mais em: Sociologia

Artigos Relacionados




 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online