|
|
Página Principal : Sociologia
A Construção Social da Realidade
Publicidade
< strong>1- O problema da sociologia do conhecimento
Introdução 1.1) Sociologia, filosofia e senso comum - a relatividade social A sociologia, a filosofia e o senso comum ocupam-se da interpretação dos factos de acordo com um determinado ponto de vista predominante; O senso comum ocupa-se com questões práticas do dia-a-dia; A sociologia procura interpretar estas concepçoês e compreender a sua relatividade e mutabilidade de sociedade para sociedade.
1.2) Panorâmica histórica da sociologia do conhecimento O termo "sociologia do conhecimento" foi utilizado pela primeira vez por Max Scheler, filósofo Alemão, na década de 1920; A interpretação da natureza e âmbito da sociologia do conhecimento difere de autor para autor, mas podemos reconhecer-lhes em comum o facto de a disciplina ocupar-se das relações entre o pensamento e o contexto social em que se insere; O contexto cultural alemão foi de importância crucial no desenvolvimento da disciplina.
1.3) A influência Marxista, Nitzcheneana e historicista Independentemente da controvérsia em redor da interpretação da obra de Marx, podemos dizer que o seu contributo mais importante diz respeito aos conceitos de infra-estrutura e superestrutura, bem como a teoria que afirma que a conciência do homem é determinada pelo seu ser social; O anti-idealismo de Nietzche introduziu novas perspectivas à sociologia do conhecimento, principalmente pelas suas teorias de sobrevivência e poder, assim como as ideias relativas à falsa consciência e ao ressentimento; O historicismo (Wilhelm Dilthey) insere a concepção do necessário enquadramento histórico do pensamento humano, ou seja, do situamento social e histórico do pensamento.
1.4) Scheller - o aproveitamento filosófico da sociologia do conhecimento Scheller introduz de forma tacteante a sociologia do conhecimento quando procura fundamentar uma antropologia filosófica através da identificação dos ideais de uma determinada formação económica; É um método negativo já que, apesar de identificar essas ideias, não as relaciona com o seu contexto sócio-histórico e nega assim a possibilidade de investigação sociológica
1.5) Mannheim - a extensão do campo da sociologia do conhecimento Este autor acrescenta, em relação a Scheller, a validade da sociologia do conhecimento na compreensão do contexto social da formação das ideias; O fundamento social das ideias (superestrutura) constitui uma extensão do campo de estudo da sociologia do conhecimento.
Síntese Basicamente a sociologia do conhecimento ocupa-se da localização e formação social das ideias;
1.6) Crítica à concepção da sociologia do conhecimento A sociologia do conhecimento ocupou-se principalmente de questões epistemológicas dentro da esfera das ideias; Independentemente da pertinência e validade destas questoês, elas enquadram-se no campo da metodologia das ciências sociais; As questões metodológicas e epistemológicas devem ser excluidas da análise da sociologia do conhecimento.
1.7) Redefinição da sociologia do conhecimento A sociologia do conhecimento deve estudar todo o tipo de conhecimento; Para além do plano ideológico o seu campo de estudo deve ser fundamentalmente o conhecimento dos homens acerca da realidade do dia-a-dia; O tratamento deste conhecimento (senso comum) deve constituir a principal tarefa da sociologia do conhecimento
Conclusão A sociologia do conhecimento é o estudo da construção social da realidade; Compreender os factos sociais na sua vertente objectiva e subjectiva constitui o propósito da investigação da maneira pela qual uma determinada realidade é construida.
(Leia a continuação deste resumo em "Links importantes")
Veja mais em: Sociologia
Artigos Relacionados
- Sociologia
- Algumas Diferenças Entre Antropologia E Sociologia
- O Que é Sociologia
- Especificidade Da Sociologia
- Antropologia: Uma Introdução
- O Que é A Sociologia ?
- As Regras Do Método Sociológico
|
|
|
| |