|
|
Página Principal : Sociologia
Mecanismos e agentes de socialização
Publicidade
A socialização acontece através de três mecanismos distintos mas interligados:
Aprendizagem: aprendemos desde cedo porque tal nos é inculcado, os valores e as regras sociais considerados correctos e os modelos de comportamento do grupo a que pertencemos. Aprendemos também a ler, a escrever, a raciocinar dentro de determinados molder, e toda uma série de competências. Pressupõe-se a interiorização de determinadas reacções perante determinadas situações sociais, ou seja, a aquisição de automatismos de comportamentos variados.
Imitação: a reprodução dos comportamentos dos agentes socializadores é fundamental à interiorização desses mesmos comportamentos, já que tendemos a imitar os comportamentos, os gestos, as expressões que observamos, na tentiva de nos integrarmos mais facilmente nas várias situações do nosso quotidiano.
Identificação: Por exemplo, o pai e a mãe representam, para uma criança, o que para ela significa ser homem e sr mulher, e é através deste processo que a criança interioriza como se comportam um homem e uma mulher nas várias situações. O mesmo acontece com pessoas que de alguma forma nos podem influenciar na nossa forma de agir, de pensar ou de sentir.
Todos os grupos a que pertencemos são agentes de socialização , já que nos obrigam a interiorizar um determinado papel social. Os mais importantes tendem a ser a família, a escola, os meios d comunicação social, o trabalho, a comunidade onde vivemos, etc.
Veja mais em: Sociologia
Artigos Relacionados
- Desigualdades De Género
- Figuras De Estilo - Recursos Estilísticos (parte 1, De A A G)
- Naturistas Europeus Viajarão Nus Para Congresso No Brasil
- Direito Civil - Das Pessoas Naturais
- 32 Maneiras De Se Escrever A Palavra Deus
- Variabilidade Lingüística & Morfossintaxe Do Nome
- Ética E Sociedade
|
|
|
| |