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Direito e sociedade brasileira
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Pensamento Social Brasileiro: A sociedade brasileira nasceu sob o signo das fórmulas, onde tudo que havia sido construído ou que foi encontrado nos trópicos deveria dar lugar a crença mágica do poder das idéias que floresciam no velho mundo ibérico.
Mergulhar na compreensão do povo brasileiro exige, portanto, o afastamento parcial ou total dos esquemas eurocêntricos que sempre têm as fórmulas prontas para explicar a Ibero-América. Vê-se, então, que esquema como o marxista aceito, sem grandes reparos no mundo europeu e no anglo-saxão não encontra lógica na explicação da nossa realidade. Exemplo como esse não dão conta da nossa realidade, em que o saber erudito é tantas vezes espúrio, e o suposto ?não-saber popular? consegue, constantemente, alcançar atitudes críticas que mobilizam consciências que produzem movimentos de profundos de reestruturação social.
Nesse sentido, ensina, Darcy Ribeiro<1> que no Brasil ?não havendo burguesias progressistas disputando com aristocracias feudais, nem proletariados ungidos por irresistíveis propensões revolucionárias, mas havendo lutas de classe, existiram blocos antagonistas embuçados a identificar e caracterizar?. O mesmo mestre adverte que falar de liberais, conservadores, radicais ou de democracia e liberalismo e até revolução social e política pode ter sentido em outros contextos sociais; no caso brasileiro não significa nada, tal a ambigüidade com que esses conceitos se aplicam aos agentes mais diferentes e às orientações mais desconexas.Somente uma nova proposta de esquemas das classes sociais e dos desempenhos políticos, como desenvolvida por Darcy Ribeiro, em ?O dilema da América Latina?, que situa esses valores ?debaixo da pressão hegemônica norte-americana em que existimos, sem nos ser, para sermos o que lhes convém a eles?.
Dentro desse raciocínio vale jogar pequenas células de esclarecimento na construção de uma das facetas da burocracia nacional, qual seja o Direito, e, tentar afastar a idéia de que problema como esse são resolvidos tecnicamente, portanto, tornam-se inapropriados à discussão pública, posto que ?a ideologia tenta substituir as considerações morais por construções científicas que justifiquem um regime tecnocrático de administração da crise, impedir a compreensão da estrutura social e, ao contrário das ideologias anteriores, desencorajar a espera de uma ?boa vida? prometida e alcançável? (cf. MORSE, Richard M. Trad. Neves, Paulo. O Espelho do Próspero. Companhia das Letras, SP, 1995, pág. 151)
<1> in Povo Brasileiro, Companhia das Letras, SP, 2.ed. 1995, p.15
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