Para iniciarmos uma avaliação sobre o sistema de cotas raciais nas universiades públicas, primeiramente teremos que entender todo o processo socio-historico da segregação social de grande parcela da sociedade do povo brasileiro, bem como entender que somente através de uma educação de base é que as diferenças sociais aos poucos vão diminuir, e assim todas as pessoas terão direito a uma universiddade, independente de classe social ou raça.
Segundo os PCNs, a educação vai muito além de uma simples transferência de conhecimento curricular. A instituição educacional é a mediadora entre a realidade do aluno e o que foi dito em sala de aula.
Assim como nós cidadãos, o Estado também tem os seus direitos e deveres, e é dever do Estado oferecer aos seus cidadãos uma educação de qualidade , onde o aluno possa ter uma chance real de se tornar um cidadão mais intgrado na sociedade, ao invés de ficar mascarando a realidade com cotas raciais que só faz aumentar ainda mais o preconceito racial já existente.