|
|
Página Principal : Economia
A LUTA DO BOTECO CONTRA O MCDONALD´S
Publicidade
Todas as grandes empresas de comida rápida do mundo têm como rivais as padarias, as lanchonetes e botecos pé pra-fora, tratando-se de produtos para atender o gosto do freguês. Embora a maior rede de comida rápida do mundo o Mcdonald´s seja um exemplo de uniformização da produção seguindo uma fórmula global, não podemos elogiar a sua qualidade depois das denúncias feitas pelo filme ?Fast Food Nation?. O gigante Mcdonald´s tem se preocupado com a otimização da produção em larga escala descuidando a qualidade. A sua própria grandeza o torna deficiente, se for levado em conta os caprichos do freguês. Na América Latina o Mcdonald´s tem uma concorrência pulverizada com uma estratégia em nível de guerrilha urbana. A concorrência tende a crescer e o gigante está preocupado com relação ao produto personalizado. O que acontece é que o consumidor globalizado está muito mais exigente e pedindo cada vez mais produtos personalizados. Para o atendente da lanchonete, boteco, ou padaria é indiferente colocar mostarda, cebola ou maionese num hambúrguer, ele atenderá facilmente o pedido. Um bigmac normal sairá em um minuto, mas se o cliente quer um bigmac sem nenhum ingrediente padrão, seja por implicância, gosto, restrições médicas, isso levará um bom tempo. A produção da lanchonete, boteco ou padaria é artesanal, cada produto vem sob medida, neste caso é a oferta que se adapta ao mercado. A produção do Mcdonald´s é em série e não atende demandas individuais, está habituada a produzir em massa, neste caso o mercado se ajusta à oferta. Na atualidade os consumidores procuram produtos cada vez mais personalizados. Se o Mcdonald´s quiser sobreviver terá que conciliar a produção em massa com a peculiaridade do artesanato, além de considerar que o setor de comida rápida converge para o auto-serviço. Este artigo é sem gás. Você quer com gás?
Veja mais em: Economia
Artigos Relacionados
- Super Size Me - A Dieta Do Palhaço (documentário)
- Monopólio, Oligopólio, Concorrência Monopolista
- Educação, Mix De Marketing E Gestão Do Conhecimento
- Feitos Pelo Acaso. Cereais Kellog''s
- Para Que Serve A Pesquisa De Mercado
- Desportificação E Industrialização
- ?comida Di Buteco?
|
|
|
| |