PUBLICIDADE

Página Principal : Economia


Consumerismo e responsabilidade social do consumidor


Publicidade



O consumerismo designa a organização dos consumidores, a formação de associações e o desenvolvimento dos respectivos meios de informação e de acção com a finalidade de verem reconhecidos os seus direitos. É a atitude e comportamento, do Consumidor informado e consciente da sua acção e papel na sociedade, que surgiu como reacção à sociedade de consumo e ao consumismo. É um movimento que procura formar consumidores mais conscientes, racionais, informados e capazes de intervir numa sociedade de consumo, em que os grupos industriais/comerciais fazem prevalecer os seus interesses.

De forma a reduzir o impacto do consumo sobre o ambiente e recursos naturais, torna-se necessário desenvolver um comportamento responsável e preventivo adoptado pelo consumidor quando usa ou elimina um bem ou serviço, de forma a preservar o ambiente
(ecoconsumo)
. O ecoconsumidor deverá obter informações sobre a composição dos produtos que usa, de forma a decidir qual ou quais os produtos que oferecem menores riscos sobre o ambientem, que possam ser reciclados ou que não entrem em desuso rapidamente.


Veja mais em: Economia

Artigos Relacionados


- Consumidores E Cidadãos - Conflitos Multiculturais Da Globalização
- Para Que Serve A Pesquisa De Mercado
- A Relação Entre A Arte E A Sociedade De Consumo
- Responsabilidade Do Fornecedor De Produtos E Serviços
- Homem Classe A
- Elasticidade
- A Vida Cotidiana No Mundo Moderno


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online