|
|
Página Principal : Economia
Necessidades - noção e classificação
Publicidade
É o desejo de acabar ou prevenir uma insatisfação ou aumentar uma satisfação. Corresponde a um estado de carência que sentimos e desejamos ver satisfeito.
O Consumo é um acto de satisfazer uma necessidade recorrendo à utilização de bens ou serviços, os quais possuem uma aptidão para satisfazer a necessidade, através da sua utilização, ou seja, a sua utilidade.
Características:
& middot; multiplicidade: são ilimitadas pois sentimos um número variado de necessidades e não apenas uma ou duas. Além disso, elas renovam-se, ou seja, não basta satisfazê-las uma única vez, mas é sim um processo contínuo (p.e. a alimentação e novidades tecnológicas). Assim, as necessidades têm um carácter relativo. · Saciabilidade: à medida que satisfazemos uma necessidade, a intensidade sentida vai diminuindo progressivamente até desaparecer (p.e. quando bebemos água).
· Substituibilidade: uma necessidade pode ser substituída por outra (princípio da substituição). Além destas características, as necessidades variam no tempo e no espaço.
Classificação das necessidades: · Quanto à importância: § Primárias (indispensável) ? fundamentais e prioritárias e que podem pôr em risco a nossa sobrevivência, se não forem satisfeitas: alimentação, habitação, saúde... § Secundárias (necessário) ? satisfeitas depois das primárias, pois caso não as satisfaçamos não colocamos a nossa vida em risco. Referem-se ao que é necessário, mas não indispensável, mas se as satisfizermos podemos aumentar a qualidade de vida: ir ao cinema, ler um livro... § Terciárias (supérfluo) ? tudo aquilo que, numa determinada sociedade e determinado momento, é considerado um luxo: perfumes e roupas de marca, jóias caras... · Quanto ao custo: § Não económicas ? se não temos de despender de moeda ou trabalho para satisfazê-las, pois a natureza permite a sua satisfação livre e gratuita: respirar, tomar banho no mar... § Económicas - se temos de despender moeda ou trabalho para satisfazê-las: ir ao teatro, andar de metro... · Quanto à vida em colectividade: § Colectivas ? as que derivam do facto do Homem viver em grupo, atingindo todos os elementos da comunidade: necessidade de policiamento, justiça, regras de trânsito... § Individuais ? as que dizem respeito a cada um de nós, em função das características da pessoa.
Veja mais em: Economia
Artigos Relacionados
- Crise Dos Anos 70 E A Necessidade De Reestruturar O Setor Produtivo Dos Paises AvanÇados - Parte I
- Evolução Da Estrutura Do Consumo Em Portugal E Na União Europeia
- Feudalismo
- Parametros Curriculares Nacionais
- Resumo Sobre Politica Monetária - Parte I
- Reforma Religiosa E Contra-reforma
- Parametros Curriculares Nacionais
|
|
|
| |