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Economia da Mídia
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O termo economia da mídia é utilizado amplamente em estudos econômicos sobre diversas mídias como o cinema, a televisão, a Internet e outros meios. Este artigo apresenta outra abordagem, onde são apresentadas possíveis conexões entre a teoria da mídia e a economia dentro das instituições. A mídia é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, sendo o meio pelo qual é possível haver a comunicação entre os mais diversos setores. Diferente da ciências econômicas, as ciências da mídia ainda possuem muitas definições divergentes sobre vários termos e conceitos. Neste artigo é apresentado uma abordagem diferente da usualmente utilizada pelos economistas. Este modelo, que foi desenvolvido na Universidade Bauhaus de Weimar, abandona o foco nas mídias simplesmente (como a mídia impressa) e apresenta o conceito de layers de uma mídia. O termo utilizado é ''Medialitat'', um termo alemão que significa propriedades. De acordo com esse modelo a mídia é separada em 3 partes: objeto, dispositivo e a forma simbólica. Todas as três camadas são necessárias para o modelo. A intensidade da relação de uma camada com a outra varia de acordo com o contexto a qual o modelo esta sendo aplicado. O camada de objeto consiste nas ferramentas técnicas que vão compor esta mídia, como unidades, máquinas, periféricos, etc. A camada de dispositivo consiste no arranjo desses objetos em um espaço e tempo. A camada da forma simbólica é a mais complexa pois descreve a individual ''percepção do mundo'' apresentado naquela mídia. Agora, como o conceito Medialitat pode ser aplicado na economia da mídia? Segundo os pesquisadores da Universidade Bauhaus, com o foco nas instituições é possível fazer a ligação entre o modelo Medialitat e as teorias econômicas.
A camada de objeto é onde a maioria dos economistas trabalham. Ela pode descrever as informações com algum valor agregado. A camada de dispositivo consiste na inclusão da mídia na sociedade da instituição. Já a camada da forma simbólica há uma necessidade de um estudo sobre a relação entre a cognição e a evolução de uma instituição, ou seja, investigar como a mídia contribuí com o sistema e construir um padrão de desenvolvimento e utilização para futuras aplicações.
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