PUBLICIDADE

Página Principal : Economia


Comercio Internacional


Publicidade



Conceitos Básicos
Como os países não conseguem produzir todos os produtos de que necessitam, especializam-se nas atividades produtivas para os quais se encontram mais aptos
, permutando os produtos entre si
. Este comércio internacional ou comércio exterior submete os produtores internos a um maior grau de concorrência, reduzindo seu poder de mercado.
Conseqüentemente, os consumidores internos compram produtos mais baratos, tanto dos produtores externos quanto dos produtores nacionais que devem manter seus preços em níveis competitivos.
A política de comércio exterior de um país deve estar vinculada à sua política interna, no plano econômico, social e legal.

Pressupostos necessários para que um país possa atingir tais objetivos:
ü economia interna baseada na livre iniciativa e liberdade de mercado
;
ü liberdade política e social
no âmbito interno;
ü controle do déficit público e da inflação;

ü aprimoramento dos recursos humanos disponíveis para a produção
;
ü especialização e aprendizado das novas tecnologias
existentes no mercado externo;
ü aproveitamento racional e otimizado dos recursos naturais e de infra-estrutura
;
ü adoção de política racional para proteção da produção nacional
;
ü desenvolvimento de uma política de comércio exterior independente
e vinculada à capacidade produtiva do país
;


Veja mais em: Economia

Artigos Relacionados


- Formação Economica Do Brasil Cap Xx
- ExportaÇÃo De Carne Brasileira
- A Economia Cafeeira De Livre Mercado ( Parte Ii)
- Chutando A Escada Novamente?
- Sistemas De Comercio Estado E Multinacionais
- Juros Elevado, Apreciação Cambial E Baixo Crescimento
- Ambientalismo: Um Suspiro Neoliberal


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online