|
|
Página Principal : Economia
800 milhões de novos consumidores
Publicidade
800 MILHÕES DE NOVOS CONSUMIDORES Artigo da revista Exame, editora Abril, edição 873, nº 15, ano 40, agosto 2006Um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores do banco americano Goldman Sachs, prognosticou que no decorrer das próximas décadas os quatro países que compõem o chamado Bric - iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China - deverão ascender ao topo do ranking das maiores economias mundiais, desbancando atuais potências como Japão e Alemanha. Além dessa perspectiva, a China deverá ultrapassar até mesmo os Estado Unidos e alcançar a liderança econômica do mundo.Uma das conseqüências dessa ascensão dos Bric será a rápida afluência de uma massa de novos consumidores, que de acordo com os cálculos do Goldman Sachs, já no período de 2005 a 2015, os rendimentos de cerca de 800 milhões de pessoas nos quatro países poderão cruzar a linha divisória para o patamar de consumo de classe média. Com isso, o mercado global poderá crescer quase 50% em apenas dez anos.Por enquanto, só o Brasil não corresponde às expectativas, crescendo menos de dois pontos percentuais. Os principais fatores apontados, que atrapalharam o crescimento do país foram: carga tributária pesada e a informalidade em muitos setores, infra-estrutura precária e educação deficiente. Por outro lado, o Brasil participa de modo crescente como fornecedor de alimentos e matérias-prima e foi o que mais ganhou com o aumento do intercâmbio com os outros países do Bric. Deve-se, entretanto, tomar cuidado para não se tornar excessivamente dependente das economias asiáticas.Os mercados emergentes são instáveis por natureza. Recentemente, viu-se a crise da bolsa da China, que fez despencar as bolsas de todos os países e diminuir a credibilidade para investimentos. Isso faz com que haja certa reluta em acreditar que essa perspectiva de crescimento seja sustentada.Mesmo com risco, as grandes empresas investem maciçamente em negócios nesses países. Uma única e definitiva razão que explica esse movimento é a migração de consumo dos mercados ricos e maduros para os promissores e desiguais emergentes.De acordo com o indiano Coimbatore Krishnarao Prahalad, considerado o mais influente pensador do mundo dos negócios da atualidade, a chave para o sucesso das empresas no século XXI é explorar o mercado de bilhões de consumidores na base da pirâmide social, combinando alta qualidade com preços radicalmente baixos.
Veja mais em: Economia
Artigos Relacionados
- 2008 NÃo É O Fim Do Mundo - Brasil EstÁ Forte Para Enfrentar A Crise Da Economia Mundial
- Empresários Do Futuro
- Verdades Sobre A Crise De Alimentos
- Globalização
- O Brasil, Quase Lá?
- Cop-15 (conferência De Copenhague)
- Globalização
|
|
|
| |