PUBLICIDADE

Página Principal : História


O homem que nunca existiu


Publicidade



O livro em tela relata um fato histórico de relevante importância dentro do contexto da segunda guerra mundial, na medida em que trata de uma operação de vulto, a invasão da Sicília.
Tudo acontece quando o autor e o seu grupo de trabalho responsável por examinar assuntos relacionados com a segurança de operações aliadas resolve montar uma dissimulação para encobrir o verdadeiro local de desembarque aliado após a bem sucedida campanha no norte da África. Os locais onde poderiam ocorrer o desembarque seriam na Grécia, Sardenha e Córsega. A Sicília possui localização estratégica para qualquer comboio ou operação que use o mar Mediterrâneo, sua conquista fornece segurança para os aliados.
O autor decide usar um cadáver ( codinome Maj Martin) para ser desovado na costa da Espanha (Huelva), simulando um afogamento após um acidente aéreo, esse corpo teria junto de seus pertences, uma mensagem, nível alto comando, que tiraria a atenção dos alemães do real local da invasão da Sicília.
A preparação do corpo e de toda a dissimulação (Operação Mincemeat - recheio) foi minuciosa para poder passar pelos testes de autenticidade que o serviço de inteligência germânico (Abwher) certamente faria.
Após a desova do Maj Martin no litoral espanhol, tudo ocorreu como planejado, foi resgatado e antes do corpo e do material ser devolvido aos ingleses, os documentos foram copiados ( comprovado pela técnica da dobra de papel única) e entregues aos alemães.
A operação Mincemeat foi um sucesso comprovado por diversos eventos:
- O alto comando germânico (OKW) concentrou tropas na Grécia, aumentou a estrutura de defesa ( campos de minas e baterias de costa) e transferiu uma divisão panzer da França para a Grécia;
- Hitler transferiu seu general favorito para a Grécia para comandar a defesa;
- As ilhas da Sardenha e Córsega ( Mediterrâneo Ocidental) foram reforçadas em suas estruturas de defesa.
Esses fatores podem ser comprovados por documentos da época e quem constam do livro.
Para os defensores dos direitos humanos de plantão que possam alegar crime na manipulação do cadáver, tudo foi feito com a autorização da família, o nome e os detalhes nunca foram divulgados e o corpo foi enterrado com honras e com o devido respeito após a devolução aos ingleses.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- O Outro Lado Da Colina
- Market Garden
- Barbarossa "a Invasão Da Rússia"
- Operações Matemáticas
- Guerras Púnicas
- "almirante Canaris" O Príncipe Da Espionagem Alemã
- General Patton


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online