|
|
Página Principal : Comunicações e Mídia
O que é o Jornal de Empresa?
Publicidade
Espaço de identidade e personalidade própria da empresa, reconhecida pelos seus públicos e distinta da concorrência. Favorece o controlo da informação. Porquê um jornal na empresa? ? A Comunicação empresarial estimula o empenhamento, a motivação e a participação na empresa ? Jornal da empresa é utilizado tanto para a comunicação interna como para a comunicação externa ? Cliente do jornal da empresa: o público interno - os trabalhadores (com formação muito diversificada, que pode obrigar a fazer revistas, jornais ou folhas específicos para públicos mais especializados) ? Um trabalhador informado e esclarecido, seja de que hierarquia for, desempenha melhor o seu papel ? Os encargos são um investimento e não um custo. Situação do Jornalismo de Empresa em Portugal: ? Num inquérito da APCE a trinta empresas de grandes dimensões, 1/3 editava um boletim, 1/3 editava uma revista, e 30% editava um jornal. O director é geralmente um licenciado da área de comunicação que ocupa também cargos na áera do marketing, publicidade, relações públicas ou comunicação (Newsletter da APCE, n.º 6, Jan/Fev 92)
Funções do Jornal de empresa ? Informar ? Motivar ? Desenvolver o sentimento de pertença ? Valorizar as experiências ? Destruir barreiras ? Explicar a estratégia da empresa ? Formar Tipos de Jornal de Empresa? Imprensa de empresa: Jornal externo ? meio de comunicação entre a empresa e os seus públicos externos, que projecta os valores e os objectivos da empresa. Só divulga as informações que consolidam uma boa imagem Jornal interno ? meio de comunicação interna, pode ser um órgão de informação, de formação ou de expressão. Não é nem um meio de autopromoção dos dirigentes nem uma tribuna dos empregados. Jornal misto ? a maioria dos jornais de empresa são mistos,.
Vantagens do Jornal de Empresa? ? Credibilidade ? Leitura fácil ? Oportuno ? Suporte não rígido ? Características persuasivas ? Relação custo/eficácia competitiva ? Feedback do seu público ? Flexível ? Acessível Como fazer um Jornal de Empresa? 1- Fazer um estudo prévio ? quem quer informar? O que é que quer informar? Quem se quer informar? 2- Escolher a equipa responsável pelo jornal: Internamente, com um director, um coordenador de redacção, um ou mais redactores, um responsável gráfico, um fotógrafo, uma secretária de redacção e um revisor Externamente, recorrendo a uma agência de comunicação, solução mais simples e mais económica 3- Preparar um orçamento ? concepção e criação de um número zero, definição do preço da edição, paginação e impressão de cada número. 4.- Arrancar com o jornal Conselho redactorial: reuniões periódicas; reunião de arranque e reunião de controlo com ordem de trabalhos definida; elaborar actas das reuniões. Um bom Jornal de Empresa ? Uma linha orientadora clara; Deve prosseguir os objectivos da empresa Deve ser da empresa e não da Administração Deve ter o seu estatuto editorial definido ? Ajustado á cultura da empresa; Deve promover, reforçar e consolidar uma cultura própria ? uma cultura única onde se interpenetram as diversas culturas que existem dentro da empresa ? Apresentação agradável; Deve ser graficamente atractivo, com boas fotografias, boas ilustrações e textos acessíveis e inteligíveis ? Periodicidade; ? Profissionalismo jornalístico Deve adoptar técnicas do jornalismo (lead, pirâmide invertida, etc.) ? Abertura e sentido de humor; ? Pluralismo interno; ? Formar e informar.
Veja mais em: Comunicações e Mídia
Artigos Relacionados
- Princípios Do Direito Do Trabalho
- Crítica Sobre Aprendizagem Organizacional Numa Empresa (i De Ii)
- Papa Paulo 16
- Crime Consumado E A Iter Criminis
- Traduzindo A Linguagem Dos Políticos.
- Princípios Básicos Da Administração Pública
- Mercados Internos De Trabajo E Analisis Laboral
|
|
|
| |