|
|
Página Principal : Comunicações e Mídia
Jornalismo e Esfera Civil
Publicidade
Em seu texto, o autor discute sobre o discurso de autolegitimação do jornalismo, desde o nascimento deste discurso na época das Revoluções burguesas até os dias atuais. neste percurso, percebe-se que apesar de as condições históricas terem mudado, o discurso continua o mesmo: focado na defesa do interesse público. Entretanto, este argumento não abrigaria alguns setores do jornalismo que não se relacionam diretamente com a defesa da Esfera Civil. Além disso, o discurso vigente de autolegitimação parece desconhecer o fato de o jornalismo ter se tornado uma imprensa empresarial, um sistema industrial de provimento de informação que, por isso, agora aglutina uma série de pressões e interesses diversos. Ao final do texto, o autor sugere dois movimento que podem levar ao estabelecimento de uma nova ética jornalística.
Veja mais em: Comunicações e Mídia
Artigos Relacionados
- O Jornalismo Na Era Da Publicidade
- Radical Chique
- Sujeito, Espaço E Tempo No Discurso
- O Mito Da Imparcialidade Colocado à Prova:estudo Da Tendência Do Texto Através Da Reação Do Receptor
- A Velocidade Como Fetiche ? O Discurso Jornalístico
- Jornalismo Online Vs Impresso (will Blogs Kill Old Media?)
- A Encenação Discursiva Da Publicidade
|
|
|
| |