PUBLICIDADE

Página Principal : Comunicações e Mídia


O texto jornalístico I


Publicidade



Fala-se sobre a história do estilo jornalístico do Brasil e mostra o Jornal do Brasil como precursor de um novo estilo, através do aumento das atribuições do Copy Desk, pois este era um corpo de profissionais com visão técnica do jornalismo, excluído do sistema de injunções que tradicionalmente se instituíra na imprensa. Tempos depois, alguns ex-funcionários do JB deixaram a empresa e foram para o Diário Carioca e aperfeiçoaram as mudanças, suas principais caracteristcas eras: adaptação dolead e aproximação a forma de falar popular no Brasil. Os manuais de redação de hoje são mais detalhistas e envolvem também as orientações ideológicas de seus veículos. Assi, a linguagem jornalistica tem as seguintes caracteristicas: construção simples,neologismos,. eliminação de palavras técnicas.Há os seguintes dogmas referentes a linguagem jornalistica: a precisão da informação é sempre relativa ao publico que consome a notícia, não utilização de adjetivos ou qualificadores fora de citações e eliminação de adverbios com juízos de valor.Quanto a questões gramaticais, utiliza-se as formas aceitas popularmentes.Em resumo o texto jornalistico utiliza um léxico simplificado, sistema verbal restrito À terceira pessoa e a alguns tempos verbais, contrói períodos mais curtos e evita delimitar o sentido das contruções proposicionais.


Veja mais em: Comunicações e Mídia

Artigos Relacionados


- Jornalismo E Esfera Civil
- O Texto Jornalístico
- O Jornalismo Na Era Da Publicidade
- A Velocidade Como Fetiche ? O Discurso Jornalístico
- O Tudo Comunicar
- O Que é A Arte?
- Capital Da Noticia.


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online