|
|
Página Principal : Comunicações e Mídia
Mídias Locativas e Territórios Informacionais
Publicidade
O texto se propões a compreender as principais características das mídias locativas e propor o conceito de território informacional. Para isso, se proporá uma tipologia das mídias locativas e se definirá territórios informacionais como heterotopia. Ao concluir, o texto apontará questões ligadas a controle, vigilância e invasão de privacidade. Mídia Locativa Pode-se definir Mídia locativa como um conjunto de tecnologias e processos info-comunicacionais cujo conteúdo informacional vincula-se a um lugar específico. Trata-se de processos de emissão e recepção de informação a partir de um determinado local, o que implicará em uma relação entre lugares e dispositivos móveis sem precedentes, pois há uma emissão de informação digital a partir de lugares/objetos, que é processada por artefatos digitais móveis de comunicação. Esse relacionamento loco-midiático cria novas formas do urbano pois permite uma escrita, releitura, apropriação e resignificação das cidades. Este termo foi proposto em 2003 por Karlis Kalnins a partir de discuss~ies do Locative Media Lab. Entretanto, deve-se perceber que também há mídias locativas analógicas, que agregam informação (não-digital) a lugares. Entre essas podemos citar as placas de anúncios. O que difere as mídias locativas digitais da analógica é que estas são estáticas, não sensitivas, enquanto aquelas são variáveis, smart, sensitiva, pervasivas e customizaveis. Há várias diferenciações par as mídias locativas. McCullough propõe a distinção entre as de uso pessoal (dados biomédicos) e social (GPS). Mas o texto adota a classificação a partir de suas funções: Realidade aumentada, mapeamento e monitoramento, geotags e anotação urbana. Realidade Aumentada Permite que informações sobre uma determinada localidade seja visualizada em um dispositivo móvel, aumentando informação. Exemplo: um celular pode fornecer informações encontradas na web sobre os locais desejados. Mapeamento e Monitoramento de Movimento Há funções locativas de mapping e de tracing. Através de informações emitidas por dispositivos móveis podemos mapear densidades em locais e traçar os caminhos que as pessoas fazer nesses locais. Geotags O objetivo é agregar informação digital em mapas, podendo ser acessada por dispositivos móveis. Anotações Urbanas Possibilitam a apropriação do espaço urbano a partir da escrita eletrônica. Já que se pode produzir mensagens, agregar informações a outras já existentes ou lê as mensagens deixadas eletronicamente em locais. Wireless Mobile games São jogos realizados nos espaços urbanos que agregam várias funções das mídias locativas. Nesses jogos, o ambiente de realização do jogo é o espaço urbano e as informações são trocadas ou acessadas através de dispositivos móveis. Com as funções citadas, explicita-se o processo de criação de territórios informacionais e se criará a ciberurbe. Ciberurbe No fim do século XX a relação com o espaço passou por transformações a partir da liberação da emissão e da conexão ubíqua. Esse ambiente potencializou o fluxo comunicacional e as referências da cidade não se vinculam apenas às marcas territoriais físicas, mas a eventos informacionais dinâmicos, embarcados nos objetos e localidades. Essas transformações configuram a ciberurbe. O que estamos vendo são novas práticas de uso do espaço urbano pelo deslocamento com artefatos digitais e processos de localização por redes sem fio. Assim, define-se a ciberurbe Omo o urbano da cibercidade (a cidade que permite a conexão generalizada, onde o fluxo comunicacional é intenso e pode-se acessar de forma móvel informações vinculadas a lugares específicos), pois se a cidade é o espaço físico das práticas sociais, o urbano é a invenção dessas práticas. Nesse espaço urbano, a mobilidade tem papel fundamental, estando o ato de caminhar para a urbe em grau de importância simila
Veja mais em: Comunicações e Mídia
Artigos Relacionados
- Cibercultura. Alguns Pontos Para Compreender A Nossa época
- Interatividade, Imersão E Leitura Não-linear: Os Novos Meios E As Novas Linguagens
- O Cyberespaço E A Cybercultura
- Cidade Digital - Infoinclusão Social E Tecnologia Em Rede
- As Relações De Trabalho & A Urbanização
- Reféns Da Tecnologia.
- Tecnologia E Convergência: A Propaganda Nunca Mais Será A Mesma.
|
|
|
| |