|
|
Página Principal : Comunicações e Mídia
A linguagem da sedução
Publicidade
A onipresença da publicidade na atualidade cria um novo sistema de valores. A mensagem publicitária, no geral, de renovação, abundância, progresso, dentre outros que cercam as inovações propiciadas pelo aparato tecnológico, traduzem o co-gerador ?espírito do tempo?.Diferenciação seria a palavra chave para publicidade. O discurso é capaz de manipular e publicidade é discurso, muitas vezes dito de uma forma simbólica, em filigranas, dos sistemas de costumes. Quando a publicidade adotou linguagens próprias, nas quais a sedução e a persuasão substituíram a objetividade informativa, ela tomou um novo rumo, criou-se um tipo de universo de Copérnico. Possuir objetos passa a ser sinônimo de felicidade. Em sua forma de interagir a linguagem publicitária caracteriza-se pelo reforço do individualismo, o egoísmo, a linguagem utiliza-se de um modo verbal no imperativo para persuadir o receptor a realizar uma ação pré-determinada. Toda estrutura publicitária sustenta uma argumentação icônico lingüística que leva o consumidor a convencer-se consciente ou inconscientemente. Nas linhas e entrelinhas a publicidade impõe valores, mitos, idéias e outras, utilizando-se de veículos da língua, sejam eles fonéticos, léxico-semânticos ou morfossintáticos.O processo de vanguarda, que na mensagem publicitária, visa provocar interesse, informar, convencer e, finalmente transformar essa convicção no ato de comprar, descreve-se em cinco etapas: impacto fisiológico e psicológico, manutenção da atenção, convencimento e determinação de compra. Podem-se distinguir três planos na mensagem publicitária: o identificador, o denotativo e o conotativo. A identificação do gênero publicitário, o conjunto de informações presentes no texto e na imagem e a introdução do plural e da subjetividade, consecutivamente. Em termos de mensagem publicitária, outdoor e o anúncio ? jornal ou em revista ? ocupam lugar de destaque, por se basearem na palavra escrita, que exerce a função de derecionar o sentido da imagem.O anúncio constitui o canal de publicidade por excelência, seu valor é dado da seguinte forma: anuncio ou outdoor X número de pessoas convencidas. O que diferencia o outdoor do anuncio é visibilidade, a distância e a sintaxe visual, no primeiro aprende-se a mensagem pelo modo semântico ? fundamenta-se pelo no repertório dos signos, e pelo estético ? fundamenta-se num conjunto de elementos de percepção. ?Vários discursos refletem algumas importantes características da sociedade capitalista moderna em que transitam?, de Fairclough. O discurso serve de elo entre a população e os bens de consumo da sociedade capitalista, assumindo um papel de incentivador. ?O ouvinte obtém muito pouco dispêndio o prazer que lhe proporciona a palavra?, de Freud. Ele recebe, por assim dizer, o dom gratuito. A publicidade dá a cada um a ilusão de que dirigi-se a ele individualmente e, ao mesmo tempo,o faz ter consciência de ser membro de uma polis. A palavra tem poder de criar e destruir, de prometer e negar, e a publicidade se vale desse recurso como seu principal instrumento. Como a publicidade é superlativa, os termos positivos dos lexemas (verbos, substantivos e adjetivo) são, na sua maioria, de uso corrente nos anúncios, que se utilizam do contraste positivo e negativo. ?A linguagem publicitária é conotação pura, e o discurso é sempre alegórico?, Baudrillar. Enquanto a denotação transmite a informação, a conotação permite uma abertura, em leque, do significado No plano psicológico, a palavra analisa e explica o pensamento, no plano social, o conceito é cristalizado e difundido, transporta ao pensamento do indivíduo um conteúdo social.Nas sociedades primitivas, a palavra é bem mais próxima do substrato emocional, o volcabulário é concreto e afetivo, enquanto nas sociedades ditas evoluídas ela adquire um caráter abstrato. As palavras, em resumo, não exprimem as cosas, mas a consciência que temos delas. Assim como a psicanálise, a publicidade se constrói por meio da palavra. A imagem publicitária do que se entende ser uma mulher (ou do que se pretende que ela seja) vem sendo construída socialmente de várias maneiras, a sociedade de consumo identifica e reforça o papel feminino que vem se desenvolvendo historicamente a partir da organização patriarcal da sociedade: o de sustentáculo interno da estrutura familiar. Nesse sentido, a mulher desempenha a função de protetora/ provedora das necessidades da família e da casa, constituindo a própria imagem da domesticidade de (domus, ?casa?). Isso não significa, porém arcar com o ônus material do lar, ou seja, pagar as despesas, mas com o trabalho de sair de casa, escolher e comprar; ela é a compradora oficial. A maior parte das mensagens publicitárias dirigi-se à mulher-consumidora. Ao se concentrar na mulher-consumidora, a publicidade acaba influenciando hábitos. Apesar das varias faces da vida de uma mulher ? mãe, esposa, dona-de-casa -, a publicidade bate sempre na mesma tecla: para ser feliz e bem sucedida, a mulher precisa estar sempre bela e ser (ou parecer) jovem. A estratégia para conquistar o público por meio da projeção e da identificação depende do registro da linguagem, isto é, o texto e a imagem da mensagem publicitária devem estar adequados ao segmento e mercado a que se destina. Então, a fala feminina deixa de entrever itens comuns ao discurso dos desprovidos do poder, porque reflete sua condição social. O discurso publicitário funciona ideologicamente em três dimensões: na construção das relações entre o produto/ anunciante e o público. Segundo Fairclough, a maior tarefa ideológica da publicidade é o público e a publicidade é um elemento colonizador baseado no fator econômico e nas classes dominantes para submeter a família, como instituição, e a vida familiar em geral.
Veja mais em: Comunicações e Mídia
Artigos Relacionados
- Como Se Faz Publicidade?
- História E Evolução Da Publicidade
- Publicidade Da Comuniação
- Psicologia Da Publicidade E Processo Psicopublicitário
- Como Se Cria Um Slogan
- Sistema Aida - Publicidade
- Leis Gerais Da Comunicação E Específicas Da Publicidade
|
|
|
| |