|
|
Página Principal : Comunicações e Mídia
Sinopse Rádio e TV
Publicidade
ROTEIRO PARA RÁDIO E TV, De Rogério Sacchi
Presente para gregos e romanos:
Sinopse (do grego synopsis) ? vista do todo, do conjunto. Argumento (do latim argumentum) ? síntese e justificativa de uma história. Trata-se de uma narração curta.
Na sinopse ou argumento, são necessárias as seguintes informações:
- Temporalidade - Localização - Percurso da ação - Perfil dos personagens
Temporalidade ? uma história atravessa uma quantidade de tempo. Podem ser dias, anos, décadas ou séculos. Bráulio Pedroso, em 1974, ousou criar uma telenovela para o horário das dez horas, cujos 112 capítulos se passavam em apenas dois dias.
O milionário Conrad Mahler organiza uma festa para recepcionar uma princesa italiana, Olympia Compagni, em visita ao Brasil. A noite termina com um crime: Mahler mata Sílvia, por ciúmes do relacionamento da moça com Cauê. O evento serve então de ponto de partida para o desenrolar da trama que se divide entre a festa, a investigação do assassinato e o futuro dos envolvidos no crime. (Globo.com)
Já a novela Escalada, de Lauro César Muniz, foi dividida em três fases: década de 40, década de 50/60, e década de 70 (atual na época).
Situe a temporalidade de três obras de ficção:
Localização ? Rio de Janeiro, São Paulo, Sucupira, Coroado, num quarto de hotel, em Vênus? É importante situar o local onde se passa a história ? quais as características dele? Há a possibilidade da história se passar em vários locais diferentes.
Dê exemplos:
Percurso da ação - já vimos que se a ficção fosse igual à vida real, ninguém conseguiria suportar. Seria a pura descrição de pequenos atos.
Um personagem escreve uma carta no computador, pára. Acende um cigarro. Vai à cozinha. Coloca margarina numa frigideira. Frita um ovo. O telefone toca. Ele desliga o fogo. Atende à ligação. Conversa com uma atendente de telemarketing. Ele não se interessa pela aquisição de um novo cartão de créditos. Desliga. Volta para a cozinha e come seu ovo com pão. Enche um copo com refrigerante e vai para o computador novamente. Começa a navegar na Internet.
Existem ações nesta descrição? Grosso modo, o que está faltando para que elas possam fazer parte de um roteiro? Se você pensou em conflito, foi pelo caminho certo. Se nosso cotidiano fosse todo ele costurado por conflitos, ficaríamos bastante cansados. Mas se imaginarmos que estamos assistindo a um filme ou novela sem conflitos, ficaremos logo saturados. Por fim, vários acontecimentos, relacionados entre si por conflitos, que vão sendo resolvidos ao longo da história, até a conclusão, a chegada ao desfecho final ? este é o percurso da ação, sendo mais preciso, da ação dramática.
Perfil do personagem - Há um núcleo dramático principal cujo protagonista é a base. Conhecido como o/a herói/ heroína da história, necessariamente ele/ela não será encarnado/a por uma pessoa. O povo brasileiro pode ser o protagonista de uma história, na qual o Estado é o antagonista. Um cão ou um extraterrestre pode ser o herói de uma história. Se uma coisa tem condições de agir e se expressar, ela pode ser personagem, protagonista.
Exercício: Busque num jornal, revista, álbum de fotografia etc, um rosto desconhecido e faça as seguintes perguntas, criadas por Doc Comparato.
Como é a personagem? Descrição física. Personalidade.O que pensa e como fala?Onde vive? Com quem e em que circunstâncias?Onde trabalha? Que faz para viver? Como são o seu meio, sua família e seus amigos?Tem alguma peculiaridade?
No drama, há três etapas a serem percorridas. A Grécia Antiga nos ensinou a chamá-las de atos.
1º Ato ? a apresentação do problema 2º Ato ? escolha e desenvolvimento do caminho 3º Ato ? solução do problema, desfecho.
Para cada um destes atos, o personagem age criando conflitos. Em outras palavras: um problema surge, ele o encara ou é obrigado a encarar e entra em conflito por isso. Sai em busca de uma solução e se depara com mais conflitos. Ao final chega à solução do drama através do fechamento do primeiro conflito. Parece claro que o conflito faz a ligação destas três etapas (apresentação, escolha e desenvolvimento, solução).
CONFLITO ? Trata-se da luta entre forças e personagens, por meio da qual a ação se estrutura e se desenvolve até a conclusão. É o tempero da história.
Plot ? é a essência, o centro da ação dramática. É a fundação sobre a qual a história se estrutura, dentro da idéia de causa e efeito. Cabe ao autor encadear os acontecimentos a partir deste centro de ação.
- Em ?Selva de Pedra?, de Janete Clair, o que Simone e Cristiano pensavam da vida? - Que forma de agir escolheram para agir perante os problemas? - Quais são os conflitos, valores e sentimentos em jogo em ?Selva de Pedra?? - Como Janete Clair resolveu os conflitos?
Veja mais em: Comunicações e Mídia
Artigos Relacionados
- O Que é Conto
- As Personagens
- Espaço E Romance
- Roteiro De Teledramaturgia - Idéias - Rádio Tv
- Estratégias Narrativas
- Roque Santeiro
- O Foco Narrativo
|
|
|
| |