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Como se cria um Slogan
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Título do Artigo: Como se cria um Slogan. Autor: Leandro Quintanilha Para se desenvolver o processo de criação de um slogan, precisamos usar as técnicas da tradição literária na idealização de mensagens mais criativas no meio publicitário. Quintanilha começa citando Clarice Lispector em sua frase: ?Em cada frase, um clímax?. Afirma que deve-se compartilhar toda a forma de composição que sirva para inspiração no meio publicitário. Todo slogan é um enunciado, que divulga um conceito criado para vender produtos. O SLOGAN DEVE TER A ALMA DO produto A SER VENDIDO, tudo claro em cada letra do enunciado. Daí a importância dos recursos da métrica, rima, metonímia e aliterações ? elementos da tradição clássica. Quintanilha, ainda reforça: ?Traduzir uma campanha publicitária numa frase (com clímax) requer criatividade, claro, mais também profundo conhecimento da língua?. A palavra SLOGAN tem origem no ?gaélico escocês? ? origem inglesa, ?sluagh ? ghairm?, que significa ?grito de guerra?, hoje, um significado obsoleto. Foi incorporada a Língua Portuguesa, cabe agora seu novo significado, que é convencer, seduzir a compra ou o uso de um determinado produto.Para João Anzanelho Carrascoza - da USP Prof. De Redação Publicitária e redator Sênior da Agência Thompson ? ?O slogan deve resumir a essência de uma marca, um produto ou uma campanha?. Couberam as Agências de Publicidade a criação de normas (PRESUPOSTOS) para desenvolvimento do objeto publicitário. Para o autor ?quase todos já subvertidos?. MANDAMENTOS DA FRASE PUBLICITÁRIA (PRESUPOSTOS) PELA TRADIÇÃO PUBLICITÁRIA AO LONGO DA HISTÓRIA 1. Deve ter um único período: 1.1. Frase Curta. EXCEÇÃO: ?Algumas coisas não têm preço. Para as outras existe Mastercard?. 2. Deve respeitar a ordem direta: 2.1. Termos Gramaticais. EXCEÇÃO: ?Se é Cica, bons produtos indica?. 3. Deve ser uma frase afirmativa: 3.1. EXCEÇÃO: ?Não dá prá não ler?. (FOLHA); ?Não tem comparação?. (BRASTEMP); ?É fresquinho porque vende mais Ou vende mais porque é fresquinho??(TOSTINES). ?Qual é a sua terra?? ?Tomou??(PARMALAT0 Com as rádios os slogans ganham no século 20 uma nova roupagem. Os ritmos, a musicalidade, as rimas e os jingles aparecem para melhorar as propagandas. ?Quem bebe Grapete, repete grapete? volta-se ao passado, ao uso de redondilhas maiores e menores, o que interessa é o efeito. Brincar com as palavras desmontá-las em função da publicidade. ?Atma:?Atma é ótima??, ou ?Sundown: ?O sol na medida certa??. Para Olive Reboul ?o slogan não deve ter enunciador. Ele é percebido como uma forma anônima capaz de fazer agir uma coletividade?. Observe o uso da palavra ?prêt?a-porter?, que significa ?pronto pra levar?. O slogan deveria ser ?Prêt-a-penser?, que significa ?pronto pra pensar?, anônimos como ?SulAmérica: ?Salve-se quem tiver??, ?Tudo anda bem com Bardal?, ?O Repórter Esso? ? este entrou para a história, Mas os literatos também se envolveram com publicidade, entre eles Tigre Bastos, amigo de Olavo Bilac, criou ?Se é Bayer, é bom?, ou Guilherme de Almeida com ?Fechaduras Lafonte: a fechadura que fecha e dura?, o jogo com as palavras ?fecha? e ?dura?. Hoje nós temos as figuras: como o uso da aliteração, ?Pense Forte, pense Ford?, ?Viva Verão Samoa.?, ?A Atma é ótima?; paralelismo: ?Você tem seu estilo a Renner tem todos?, ?O mundo gira e a Lusitânia roda?; Rssonância: ?Lula-lá?; neologismos: ?O mundo é dos nets?; coloquialismo: ?Coca-cola é isso aí!?; Ironia: ?Não é uma Brastemp?; duplo sentido intencional: ?Globo, a gente se vê por aqui?. É preciso saber qual recurso usar em época de globalização, de tecnologias sendo renovadas - numa rapidez típica de uma vida tecnológica e agitada. O tempo hoje é a moeda constante, é preciso ser simples, essencial para atingir os objetivos de umaboa publicidade. Sérgio Godilho reforça essa simplicidade afirmando: ?O slogan simples serve em diversas línguas, traduzido, adaptado não perde sua identidade?. QUNTANILHA, Leandro. COMO SE CRIA UM SLOGAN. Revista Língua(Portuguesa)/ANO II/NÚMERO 16/2007. Páginas de 24 a 29 ? Coluna RETÓRICA. (www.revistalingua.com.br).
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