|
|
Página Principal : Comunicações e Mídia
Story Line - Rádio TV
Publicidade
Presente de Grego Logos ? quer dizer palavra, discurso organizado. Para nós que estudamos roteiro, é a organização verbal deste, a sua estrutura. Pathos ? trata-se da ação. O drama do homem, sua vida, os acontecimentos do cotidiano, que geram novas situações, são algumas dessas ações que, organizadas, são a alma de um roteiro. Ethos ? significa moral, ética. No roteiro, responde a pergunta: qual a moral da história? É o sentido da história, as suas implicações morais e políticas oriundas da ação dos personagens no drama.
Story- line Trata-se da síntese, do resumo do enredo, que segundo o Dicionário de Comunicação significa: ?Conjunto de incidentes, situações e eventos, arranjados em seqüência temporal ou conforme a vontade do autor, que constituem a ação de uma obra de ficção?. A tradução literal de story line seria ?a história numa linha?. Na realidade, a deve ter, no máximo, 6 linhas. Nessas linhas, devemos encontrar elementos das três etapas principais da história: a apresentação, o desenvolvimento e a conclusão do conflito que compõem o eixo da ação central. O dramaturgo Bem Brady criou um esquema para que possamos saber se a story line está atingindo seu objetivo. Os três momentos listados a seguir estão presentes nela? a) ALGUMA coisa acontece b) alguma coisa precisa ser feita c) alguma coisa é feita. Para termos uma story line, tecnicamente falando, basta-nos criar um texto que siga esta forma. Obviamente que somente isso não fará de nossa síntese excelente, pronta para ser desenvolvida. O talento do autor ou do grupo de criação que fará a diferença em termos de qualidade. A story-line, assim como a pauta no jornalismo (que veremos mais tarde), não é uma camisa-de-força, da qual o autor não poderá mais se livrar. Muitas vezes, aquilo que o autor imaginou no princípio, conforme o roteiro vai se desenvolvendo, muda de norte ? não existe espaço para rigidez na criação. A história pode acabar de maneira completamente diferente daquela imaginada. Base e ponto-de-partida são palavras-chave no entendimento da story-line
EXEMPLOS DE IDÉIA E STORY-LINE:
Minissérie LABIRINTO Idéia: Um rapaz de classe média consegue ir à festa de reveillon na casa de um milionário, dono da empresa para a qual trabalha. Nesta noite, o anfitrião é assassinado e o ?estranho no ninho? passa a ser o acusado.
Veja mais em: Comunicações e Mídia
Artigos Relacionados
- Dinâmicas Para Momentos De Encontros
- Toy Story 3: Nova Personagem, Imagem Inédita E Pôster Japonês
- João Guimarães Rosa (1908-1967)
- Resumo Sobre O Vídeo O Poder Da Visão
- Raul Pompéia
- Padre Antônio Vieira (1608-1697)
- Esboço Bíblico - Coração De Um Conquistador
|
|
|
| |