|
|
Página Principal : Comunicações e Mídia
Roteiro de Teledramaturgia - Idéias - Rádio TV
Publicidade
Retomada da Aula Se existe imaginação, existem idéias. Elas nascem de um processo mental que, ao que se sabe, só os humanos são capazes de experimentar. Em se tratando de roteiro de ficção, outros dois conceitos estão estreitamente ligados às idéias: Criatividade- o encadeamento lógico das idéias. Originalidade- é o que transforma um texto uma peça única, diferente de outros. É o estilo pessoal impresso na obra.Se olharmos bem de perto, os dramas e as comédias falam sempre da mesma coisa: do homem e de seus eternos conflitos. Como contar essas mesmas velhas histórias de maneira original? Aí que entra o artista que parte sempre de uma idéia. Como nos ensina Doc Comparato, há seis campos de idéia onde os autores podem buscá-la. IDÉIA SELECIONADA Ela está guardada no íntimo do autor, faz parte de sua memória e vivência. É de natureza estritamente pessoal. Nosso pensamento vai ao passado remoto ou recente buscar a idéia selecionada, aquela que não está atrelada à outra pessoa ou a outros fatores distantes do universo do autor. IDÉIA VERBALIZADA Uma pessoa nos conta um caso, faz um comentário. Sem pedirmos licença, ouvimos uma história no ponto de ônibus. Eis aí a essência da idéia verbalizada. IDÉIA LIDA É a idéia que nasce quando estamos lendo um jornal, uma revista, um livro, etc. A partir dela nos inspiramos. IDÉIA TRANSFORMADA Um autor assiste a um filme, a uma peça teatral ou lê um romance e não apenas se inspirar ? quer transformar e adaptar aquela história. O plágio é a transcrição de uma obra toda ou de partes dela, sem que se revele este ato. O estudioso Abelardo de Carvalho nos fala de Carmem, novela original de Merimée, que começou a ser transformada por George Bizet, que compôs uma ópera em cima da história da cigana. IDÉIA SOLICITADA Um produtor pede ao autor que crie um roteiro em cima de uma idéia que ele oferece ? trata-se de um trabalho por encomenda. IDÉIA PESQUISADA Ás vezes produtores, ou mesmo autores, se dão conta, por meio das pesquisas, da existência de vácuos no mercado de criação. Exemplos: há mais de 10 anos que Hollywood não lançava um filme catástrofe, a TV Globo nunca teve uma atriz negra como protagonista em suas novelas. Se existe uma falta, provavelmente, haverá um demanda. Assim nasceram ?Titanic? e ?Da cor do pecado?.
Veja mais em: Comunicações e Mídia
Artigos Relacionados
- Story Line - Rádio Tv
- Terceira Meditação
- Curso De Técnica Literária
- A Morte Do Autor: Da Obra Ao Texto
- O Que é O Que ?
- O Que Afinal É Real
- Ensaio Sobre O Entendimento Humano
|
|
|
| |